sexta-feira, 11 de maio de 2007

Mundo das marcas: Azzaro - Luxo Discreto


Filho de pais italianos, Loris Azzaro nasceu em 1933, na Tunísia.

Passou a infância e a adolescência nesse exótico país do norte da África Já adulto, rumou para a França, com o objetivo de estudar ciências políticas em Toulouse, mas abandonou a vida acadêmica pela moda: em 1962, inaugurou sua maison no emblemático endereço da capital parisiense que sedia até hoje a loja número 1 da griffe (na 65 rue du Faubourg Saint Honoré).

No começo da carreira, Azzaro desenhava acessórios bordados com contas, até que, em 1968, um vestido com círculos vazados no decote lhe garantiu o reconhecimento do mundo da moda. Batizado de “8”, o estilo de decote usado nesse vestido tornou-se uma das maiores marcas registradas da costura de Azzaro até os dias de hoje.

Rapidamente, Azzaro conquistou fama, respeito e admiração.

O corte ousado, os ornamentos de contas, os vestidos justos e os corpetes drapeados ou plissados tornaram-se genes de seu DNA.

O final dos anos 60 pregava uma moda simples e futurista, o que não o impediu de trazer de volta o strass e as lantejoulas, já que a mulher Azzaro era um objeto de sedução e, por isso, tinha de ser glamorosa e sexy.

Com esse perfil, agradou em cheio um público que lhe garantiu muito retorno: as estrelas do cinema, mulheres sedentas de glamour e brilho.

Azzaro vestiu belas e famosas como Brigitte Bardot, Sophia Loren, Raquel Welsh, Claudia Cardinale, Angie Bowie, Isabelle Adjani e, mais recentemente, Nicole Kidman.

Após uma vida de trabalho, conquistas e glamour, morreu de câncer, em 2003, aos 70 anos.

As novas criações da Azzaro também tem povoado os tapetes vermelhos de eventos famosos, como a noite de entrega do Oscar, desenhados pela sucessora de Azzaro, a argentina Vanessa Seward (diretora criativa desde 2004).

Ela incorporou ao legado de Azzaro a sua visão pessoal, usando novos elementos e mantendo, sobretudo, o espírito feminino e sensual da marca.

A marca voltou aos holofotes. Prova disso é a inclusão de cenas de um desfile da grife no aclamado filme O diabo Veste Prata.

Os perfumes

São um capítulo à parte na história de sucesso de Loris Azzaro, que considerava inadmissível criar uma roupa sem o toque final de um perfume.

Sua obsessão por aromas vinha do mar Mediterrâneo, fonte eterna de sua inspiração, e que banha a sua Tunísia natal.

No segmento de perfumaria, obteve consagração mundial.

Nos últimos 30 anos, muitos de seus perfumes integram a lista dos dez mais vendidos em várias partes do mundo.

O grande sucesso deve-se ao Azzaro pour homme, lançado em 1978 e que se tornou um ícone da perfumaria mundial, usado tanto por homens quanto mulheres.

De 1975 a 2006, foram lançados 16 perfumes, entre eles os campeões de vendas Azzaro pour homme, Chrome (moderno e masculino, é azul com os olhos de Azzaro) e Acteur e os femininos Eau Belle e o novo Pink Tonic (investimento no público feminino jovem).

Você Sabia?

* Apesar do glamour de suas criações, Loris Azzaro nunca integrou o universo da alta costura francesa.

A melhor definição para o seu trabalho é prêt-à-porter de luxo. Tanto que, atualmente, as roupas da linha de maior padrão da maison recebem a assinatura de Azzaro Couture.

Além dessa série top, o universo Azzaro é composto de prêt-à-porter feminino e masculino (este instituído pelo criador no ano de comemoração de 30 anos da marca, em 1992), perfumes e acessórios como óculos, relógios e gravatas.
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MUNDODASMARCAS

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sexta-feira, 11 de maio de 2007 às 2:20:00 AM |  

Filho de pais italianos, Loris Azzaro nasceu em 1933, na Tunísia.

Passou a infância e a adolescência nesse exótico país do norte da África Já adulto, rumou para a França, com o objetivo de estudar ciências políticas em Toulouse, mas abandonou a vida acadêmica pela moda: em 1962, inaugurou sua maison no emblemático endereço da capital parisiense que sedia até hoje a loja número 1 da griffe (na 65 rue du Faubourg Saint Honoré).

No começo da carreira, Azzaro desenhava acessórios bordados com contas, até que, em 1968, um vestido com círculos vazados no decote lhe garantiu o reconhecimento do mundo da moda. Batizado de “8”, o estilo de decote usado nesse vestido tornou-se uma das maiores marcas registradas da costura de Azzaro até os dias de hoje.

Rapidamente, Azzaro conquistou fama, respeito e admiração.

O corte ousado, os ornamentos de contas, os vestidos justos e os corpetes drapeados ou plissados tornaram-se genes de seu DNA.

O final dos anos 60 pregava uma moda simples e futurista, o que não o impediu de trazer de volta o strass e as lantejoulas, já que a mulher Azzaro era um objeto de sedução e, por isso, tinha de ser glamorosa e sexy.

Com esse perfil, agradou em cheio um público que lhe garantiu muito retorno: as estrelas do cinema, mulheres sedentas de glamour e brilho.

Azzaro vestiu belas e famosas como Brigitte Bardot, Sophia Loren, Raquel Welsh, Claudia Cardinale, Angie Bowie, Isabelle Adjani e, mais recentemente, Nicole Kidman.

Após uma vida de trabalho, conquistas e glamour, morreu de câncer, em 2003, aos 70 anos.

As novas criações da Azzaro também tem povoado os tapetes vermelhos de eventos famosos, como a noite de entrega do Oscar, desenhados pela sucessora de Azzaro, a argentina Vanessa Seward (diretora criativa desde 2004).

Ela incorporou ao legado de Azzaro a sua visão pessoal, usando novos elementos e mantendo, sobretudo, o espírito feminino e sensual da marca.

A marca voltou aos holofotes. Prova disso é a inclusão de cenas de um desfile da grife no aclamado filme O diabo Veste Prata.

Os perfumes

São um capítulo à parte na história de sucesso de Loris Azzaro, que considerava inadmissível criar uma roupa sem o toque final de um perfume.

Sua obsessão por aromas vinha do mar Mediterrâneo, fonte eterna de sua inspiração, e que banha a sua Tunísia natal.

No segmento de perfumaria, obteve consagração mundial.

Nos últimos 30 anos, muitos de seus perfumes integram a lista dos dez mais vendidos em várias partes do mundo.

O grande sucesso deve-se ao Azzaro pour homme, lançado em 1978 e que se tornou um ícone da perfumaria mundial, usado tanto por homens quanto mulheres.

De 1975 a 2006, foram lançados 16 perfumes, entre eles os campeões de vendas Azzaro pour homme, Chrome (moderno e masculino, é azul com os olhos de Azzaro) e Acteur e os femininos Eau Belle e o novo Pink Tonic (investimento no público feminino jovem).

Você Sabia?

* Apesar do glamour de suas criações, Loris Azzaro nunca integrou o universo da alta costura francesa.

A melhor definição para o seu trabalho é prêt-à-porter de luxo. Tanto que, atualmente, as roupas da linha de maior padrão da maison recebem a assinatura de Azzaro Couture.

Além dessa série top, o universo Azzaro é composto de prêt-à-porter feminino e masculino (este instituído pelo criador no ano de comemoração de 30 anos da marca, em 1992), perfumes e acessórios como óculos, relógios e gravatas.
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Postado por Igor Viana Marcadores:

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