terça-feira, 1 de maio de 2007

Mundo das marcas: Triumph - Um Puro Sangue Inglês


Não é qualquer fabricante de motocicletas que pode ostentar, apesar de sete anos de interrupção, mais de um século de história.

A tradicional Triumph foi fundada pelos alemães Siegfried Bettmann e Maurice Schulte em 1886 na cidade de Coventry na Inglaterra com o nome de Triumph Cycle Company.

Inicialmente fabricava apenas bicicletas. Somente em 1902, com a evolução da tecnologia, começou a produção de motocicletas com um modelo de 200cc com motor Minerva, produzido na Bélgica.

Esses modelos eram primitivos para os padrões de hoje, sendo basicamente estruturas reforçadas de bicicleta com um motor parafusado a elas e acionamento através de correia.

Neste primeiro modelo, utilizou o motor num layout que se tornaria o padrão da indústria, com o motor numa posição inferior entre as rodas, tracionando a roda traseira. Três anos depois iniciou a fabricação de seus próprios motores.

Em 1907 a marca já produzia 1 mil unidades por ano.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Governo requisitou praticamente todas as motocicletas fabricadas e, apesar da fábrica de Coventry, ter sido destruída nos bombardeios de 1941, a produção manteve-se durante a guerra, primeiro em instalações temporárias em Warwick, e posteriormente na nova fábrica em Meriden.

Embora bem recebidas por europeus e americanos, as motocicletas Triumph só ganharam fama em 1953, quando o modelo Thunderbird (lançado em 1950), de dois cilindros, foi pilotado por Marlon Brando no filme O Selvagem.

Outros dois filmes imortalizaram a marca com Steve McQueen (Fugindo do Inferno - 1963) e Tom Cruise, (Missão Impossível 2 – 2000).

Durante este período, a Inglaterra dominou o mercado mundial com diversos modelos famosos, como a Triumph Bonneville (introduzido em 1958).

Este modelo se tornou um ícone da marca. Em 1969, a Triumph atingiu o pico máximo de produção, com cerca de 46.800 unidades por ano.

Na década de 70, a Triumph, assim como outras marcas britânicas como Norton, BSA e AJS, passou a sofrer forte concorrência das japonesas, levando-a a encerrar suas atividades em 1983.

Sete anos depois, no Salão de Birmingham de 1990, o orgulho inglês era recuperado com o retorno da marca. John Bloor, empresário do ramo imobiliário, havia assumido a empresa e relançava a Triumph.

Nada de manchas de óleo na garagem: as novas motos eram tão belas, modernas, eficientes e confiáveis quanto uma boa japonesa.

Ao ressurgir, a marca começou pelos modelos Trident, Trophy e Daytona, de 750 a 1.200 cm3, que utilizavam o mesmo quadro e motores modulares.

Eram medidas de contenção de custos aceitáveis para uma marca que recomeçava do zero.

Em 1997 eram introduzidas a Daytona e a Speed Triple, que indicavam a decisão da Triumph de concorrer com os nipônicos no território das superesportivas.

Em 2001 um novo passo foi dado com o lançamento da Bonneville America, com motor bicilíndrico de 800 cm3, destinada ao concorrido mercado americano.

Equipada com tecnologia de ponta, a Triumph tem à sua disposição uma das mais modernas, senão a mais moderna fábrica de motocicletas do mundo.

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Não é qualquer fabricante de motocicletas que pode ostentar, apesar de sete anos de interrupção, mais de um século de história.

A tradicional Triumph foi fundada pelos alemães Siegfried Bettmann e Maurice Schulte em 1886 na cidade de Coventry na Inglaterra com o nome de Triumph Cycle Company.

Inicialmente fabricava apenas bicicletas. Somente em 1902, com a evolução da tecnologia, começou a produção de motocicletas com um modelo de 200cc com motor Minerva, produzido na Bélgica.

Esses modelos eram primitivos para os padrões de hoje, sendo basicamente estruturas reforçadas de bicicleta com um motor parafusado a elas e acionamento através de correia.

Neste primeiro modelo, utilizou o motor num layout que se tornaria o padrão da indústria, com o motor numa posição inferior entre as rodas, tracionando a roda traseira. Três anos depois iniciou a fabricação de seus próprios motores.

Em 1907 a marca já produzia 1 mil unidades por ano.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Governo requisitou praticamente todas as motocicletas fabricadas e, apesar da fábrica de Coventry, ter sido destruída nos bombardeios de 1941, a produção manteve-se durante a guerra, primeiro em instalações temporárias em Warwick, e posteriormente na nova fábrica em Meriden.

Embora bem recebidas por europeus e americanos, as motocicletas Triumph só ganharam fama em 1953, quando o modelo Thunderbird (lançado em 1950), de dois cilindros, foi pilotado por Marlon Brando no filme O Selvagem.

Outros dois filmes imortalizaram a marca com Steve McQueen (Fugindo do Inferno - 1963) e Tom Cruise, (Missão Impossível 2 – 2000).

Durante este período, a Inglaterra dominou o mercado mundial com diversos modelos famosos, como a Triumph Bonneville (introduzido em 1958).

Este modelo se tornou um ícone da marca. Em 1969, a Triumph atingiu o pico máximo de produção, com cerca de 46.800 unidades por ano.

Na década de 70, a Triumph, assim como outras marcas britânicas como Norton, BSA e AJS, passou a sofrer forte concorrência das japonesas, levando-a a encerrar suas atividades em 1983.

Sete anos depois, no Salão de Birmingham de 1990, o orgulho inglês era recuperado com o retorno da marca. John Bloor, empresário do ramo imobiliário, havia assumido a empresa e relançava a Triumph.

Nada de manchas de óleo na garagem: as novas motos eram tão belas, modernas, eficientes e confiáveis quanto uma boa japonesa.

Ao ressurgir, a marca começou pelos modelos Trident, Trophy e Daytona, de 750 a 1.200 cm3, que utilizavam o mesmo quadro e motores modulares.

Eram medidas de contenção de custos aceitáveis para uma marca que recomeçava do zero.

Em 1997 eram introduzidas a Daytona e a Speed Triple, que indicavam a decisão da Triumph de concorrer com os nipônicos no território das superesportivas.

Em 2001 um novo passo foi dado com o lançamento da Bonneville America, com motor bicilíndrico de 800 cm3, destinada ao concorrido mercado americano.

Equipada com tecnologia de ponta, a Triumph tem à sua disposição uma das mais modernas, senão a mais moderna fábrica de motocicletas do mundo.
Postado por Igor Viana Marcadores: ,

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