segunda-feira, 30 de abril de 2007

Mundo das marcas: IG - O Mundo é de quem Faz


O iG, que inicialmente era a abreviatura de Internet Grátis, surgiu no dia 9 de janeiro de 2000 um provedor de acesso discado à internet grátis do Brasil.

O provedor nasceu logo após o Super11.net (seu principal concorrente da época) se tornar nacionalmente famoso.

O abalo no mercado foi imediato. Apesar de não ter sido o primeiro provedor gratuito brasileiro, o iG rapidamente atingiu grande popularidade em um tempo em que a banda larga era pouco comum e os bancos apenas começavam a oferecer planos de conexão não-tarifada a seus clientes.

No primeiro momento, oferecia acesso à internet, serviço de e-mail e uma página inicial com link para os sites Babado, Morango e Último Segundo (cuja proposta de redação exclusiva para internet foi considerada ousada para a época, pois todos os grandes noticiários online concorrentes eram vinculados a veículos tradicionais).

No fim de março, pouco mais de dois meses depois, surgiu o Portal iG, com dezenas de canais, sites próprios e parceiros.

Apenas dois meses depois, as contas de e-mail cadastradas já atingiam a marca de um milhão.

Ao final do primeiro ano de operações o provedor já era líder de acesso em todo o País (segundo a pesquisa Ibope POP) e o portal era visitado por 20% dos internautas brasileiros.

O iG só conseguiria "sair do vermelho" em 2001, quando alterou seu plano de negócios: passou a receber repasses das operadoras de telefonia fixa por conta do tráfego gerado pelo acesso grátis.

A façanha foi marcada pela mudança no logotipo: de vermelho, passou a ser azul.

Nesse período reduziu-se o apoio ao conteúdo do portal e reforçaram-se os planos para a oferta de serviços pagos (para fins de marketing, "iG" passou de "Internet Grátis" a "Internet Group").

Depois de um rápido período de crescimento, a empresa foi adquirida pelo grupo BrasilTelecom em 2004.

Adotou-se um novo logotipo, mantida a cor azul, agora definido como "Internet Generation".

Um dos fatores para o crescimento da marca foi a comunicação.

O famoso cachorrinho da raça West Highland Terrier se tornou um ícone não somente da marca, mas da internet brasileira.

Hoje, o Internet Group do Brasil se transformou em uma empresa de comunicação que envolve negócios em internet, em banda larga e em celular, além de serviços que usam a rede como ferramenta.

* O portal iG é um dos líderes de audiência - com alcance de 64,5% entre os usuários domésticos brasileiros, com 4,608 milhões de visitantes únicos por mês.

Hoje são mais de 20 milhões de contas de e-mail e 8 milhões de usuários.

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segunda-feira, 30 de abril de 2007 às 6:02:00 AM |  

O iG, que inicialmente era a abreviatura de Internet Grátis, surgiu no dia 9 de janeiro de 2000 um provedor de acesso discado à internet grátis do Brasil.

O provedor nasceu logo após o Super11.net (seu principal concorrente da época) se tornar nacionalmente famoso.

O abalo no mercado foi imediato. Apesar de não ter sido o primeiro provedor gratuito brasileiro, o iG rapidamente atingiu grande popularidade em um tempo em que a banda larga era pouco comum e os bancos apenas começavam a oferecer planos de conexão não-tarifada a seus clientes.

No primeiro momento, oferecia acesso à internet, serviço de e-mail e uma página inicial com link para os sites Babado, Morango e Último Segundo (cuja proposta de redação exclusiva para internet foi considerada ousada para a época, pois todos os grandes noticiários online concorrentes eram vinculados a veículos tradicionais).

No fim de março, pouco mais de dois meses depois, surgiu o Portal iG, com dezenas de canais, sites próprios e parceiros.

Apenas dois meses depois, as contas de e-mail cadastradas já atingiam a marca de um milhão.

Ao final do primeiro ano de operações o provedor já era líder de acesso em todo o País (segundo a pesquisa Ibope POP) e o portal era visitado por 20% dos internautas brasileiros.

O iG só conseguiria "sair do vermelho" em 2001, quando alterou seu plano de negócios: passou a receber repasses das operadoras de telefonia fixa por conta do tráfego gerado pelo acesso grátis.

A façanha foi marcada pela mudança no logotipo: de vermelho, passou a ser azul.

Nesse período reduziu-se o apoio ao conteúdo do portal e reforçaram-se os planos para a oferta de serviços pagos (para fins de marketing, "iG" passou de "Internet Grátis" a "Internet Group").

Depois de um rápido período de crescimento, a empresa foi adquirida pelo grupo BrasilTelecom em 2004.

Adotou-se um novo logotipo, mantida a cor azul, agora definido como "Internet Generation".

Um dos fatores para o crescimento da marca foi a comunicação.

O famoso cachorrinho da raça West Highland Terrier se tornou um ícone não somente da marca, mas da internet brasileira.

Hoje, o Internet Group do Brasil se transformou em uma empresa de comunicação que envolve negócios em internet, em banda larga e em celular, além de serviços que usam a rede como ferramenta.

* O portal iG é um dos líderes de audiência - com alcance de 64,5% entre os usuários domésticos brasileiros, com 4,608 milhões de visitantes únicos por mês.

Hoje são mais de 20 milhões de contas de e-mail e 8 milhões de usuários.
Postado por Igor Viana Marcadores:

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