sábado, 2 de junho de 2007

Mundo das marcas: Parmalat - Nutre La Vita


O italiano Calisto Tanzi tinha 22 anos quando o seu pai morreu e ele foi obrigado a cuidar da fábrica de presunto da família, em Collechio.

Até que resolveu inovar e investir no leite.

Criou a marca Parmalat em 1961: juntou o nome de sua cidade natal (Parma) com a palavra leite (latte, em italiano).

Porém a grande diferença da empresa estava na embalagem.

As embalagens suecas da Tetra Pak eram mais higiênicas e seguras, e a empresa começou a comercializar o leite em caixinhas, estampando o nome Parmalat, na embalagem feita de papelão.

Em 1965 a empresa começou a vender o leite “Latte Vita C” (um leite com vitamina C).

No ano seguinte a empresa inovou de novo ao introduzir no mercado o leite “longa vida”, com duração de seis meses sem perder suas propriedades.

A Parmalat iniciou suas atividades no Brasil em 1974 e no ano de 1982 ingressou no mercado americano com a marca de molho de tomate POMI, começando assim sua escalada internacional.

Até meados dos anos 70, 80% dos produtos da empresa eram relacionados ao leite, porém na década seguinte a Parmalat começou a diversificar seus produtos alimentícios, ingressando no mercado de sucos, vegetais, sopas, iogurtes e comidas prontas.

Em 1983 introduziu no mercado uma marca de bolachas e snacks chamada Mister Day.

Em 1987 lança a marca País de sopas, mesmo ano em que começou sua grande parceria com o time de futebol do Parma.

Em 1995 é introduzido no mercado o leite Parmalat Plus para pessoas idosas.

No ano de 2004 a empresa foi assolada por denúncias de desvio de dinheiro, no maior escândalo financeiro da Europa, e pediu concordata.
.
Inovações

A inovação também foi traduzida em outras ações: nas campanhas publicitárias e promocionais realizadas no Brasil, o destaque vai para Mamíferos e Turma das letrinhas, “Parmalat, o melhor de A a Z. Parmalat é mais leite”.

Em 1975, a empresa entra no esporte como patrocinadora do campeonato Mundial de Esqui, na Europa, e, em 1976, da equipe Brabham, de Fórmula 1, na qual corria o piloto brasileiro Nelson Piquet.

A marca no mundo

A Parmalat, que possuí 36 mil funcionários, 25 subsidiárias e 162 fábricas, atualmente está presente em 30 países comercializando várias marcas de produtos como Santal (sucos), Acqua (água), McDay (bolachas e snacks), Pomí (molho de tomate), Lactis (leite), Etti (molho de tomates e vegetais), Batavo (derivados de leite), Glória (leite), Black Diamond (queijos), Pauls (leite), além da marca Parmalat. Cerca de 36% de suas vendas estão concentradas no continente europeu, 35% na América do Norte e 21% na América do Sul.
.
.
mundodasmarcas

Nenhum comentário:


O italiano Calisto Tanzi tinha 22 anos quando o seu pai morreu e ele foi obrigado a cuidar da fábrica de presunto da família, em Collechio.

Até que resolveu inovar e investir no leite.

Criou a marca Parmalat em 1961: juntou o nome de sua cidade natal (Parma) com a palavra leite (latte, em italiano).

Porém a grande diferença da empresa estava na embalagem.

As embalagens suecas da Tetra Pak eram mais higiênicas e seguras, e a empresa começou a comercializar o leite em caixinhas, estampando o nome Parmalat, na embalagem feita de papelão.

Em 1965 a empresa começou a vender o leite “Latte Vita C” (um leite com vitamina C).

No ano seguinte a empresa inovou de novo ao introduzir no mercado o leite “longa vida”, com duração de seis meses sem perder suas propriedades.

A Parmalat iniciou suas atividades no Brasil em 1974 e no ano de 1982 ingressou no mercado americano com a marca de molho de tomate POMI, começando assim sua escalada internacional.

Até meados dos anos 70, 80% dos produtos da empresa eram relacionados ao leite, porém na década seguinte a Parmalat começou a diversificar seus produtos alimentícios, ingressando no mercado de sucos, vegetais, sopas, iogurtes e comidas prontas.

Em 1983 introduziu no mercado uma marca de bolachas e snacks chamada Mister Day.

Em 1987 lança a marca País de sopas, mesmo ano em que começou sua grande parceria com o time de futebol do Parma.

Em 1995 é introduzido no mercado o leite Parmalat Plus para pessoas idosas.

No ano de 2004 a empresa foi assolada por denúncias de desvio de dinheiro, no maior escândalo financeiro da Europa, e pediu concordata.
.
Inovações

A inovação também foi traduzida em outras ações: nas campanhas publicitárias e promocionais realizadas no Brasil, o destaque vai para Mamíferos e Turma das letrinhas, “Parmalat, o melhor de A a Z. Parmalat é mais leite”.

Em 1975, a empresa entra no esporte como patrocinadora do campeonato Mundial de Esqui, na Europa, e, em 1976, da equipe Brabham, de Fórmula 1, na qual corria o piloto brasileiro Nelson Piquet.

A marca no mundo

A Parmalat, que possuí 36 mil funcionários, 25 subsidiárias e 162 fábricas, atualmente está presente em 30 países comercializando várias marcas de produtos como Santal (sucos), Acqua (água), McDay (bolachas e snacks), Pomí (molho de tomate), Lactis (leite), Etti (molho de tomates e vegetais), Batavo (derivados de leite), Glória (leite), Black Diamond (queijos), Pauls (leite), além da marca Parmalat. Cerca de 36% de suas vendas estão concentradas no continente europeu, 35% na América do Norte e 21% na América do Sul.
.
.
mundodasmarcas
Postado por Igor Viana Marcadores:

0 comentários: