O mais importante evento de carros dos Estados Unidos fechou suas portas no domingo. Veja as novidades do Salão de Detroit.
O Salão Internacional do Automóvel da América do Norte (Naias - North American International Auto Show), realizado no local de origem de três grandes montadoras americanas - Ford, Chrysler e General Motors - deixou como saldo muitos carros-conceito e novas formas de energia para o combustível dos veículos.O interesse deste ano - nonagésima primeira edição em 100 anos, significando interrupções apenas de 1941 a 1952 como conseqüência da II Guerra Mundial, foi para as 33 estréias mundiais de veículos de série e 26 carros conceitos também em estréias mundiais, além de 11 apresentações regionais para a América do Norte.As já citadas três grandes apostaram em seus stands para impressionar os mais de 700 mil visitantes. Mergulhadas em bilionários prejuízos e pressionadas pelas marcas asiáticas (japonesas e coreanas, com a iminência das chinesas), revelaram tendências para os próximos anos.
-
Ford
A Ford mostrou o novo Focus, que deve chegar neste ano no mercado americano e em 2008 no Brasil. Inclui um novo cupê esportivo de duas portas, projetado para atrair os consumidores jovens. O carro foi redesenhado por dentro e por fora e traz detalhes inspirados no Fusion, como a grade frontal cromada com barras largas, além de interior moderno e novos atributos de segurança e tecnologia.
O Five Hundred é outro lançamento que chega ao mercado americano no meio de 2007. O sedan grande traz nova frente, semelhante à do Ford Fusion, e ganhou potência e torque extras com o novo motor V6 de 3,5 litros e tração nas quatro rodas. Ele também oferece diversas tecnologias modernas, que incluem o sistema Sync ativado por voz para telefones móveis e tocadores de mídia digital, com entrada auxiliar de áudio, DVD e rádio por satélite Sirius instalado de fábrica, além de sistema de navegação ativado por voz.O Interceptor Concept é um sedan moderno e musculoso, que combina o porte “durão” dos típicos carros americanos com a elegância esportiva dos sedans dos anos 60. Baseado no Mustang e com tração traseira, o conceito tem teto baixo, linha de cintura alta e rodas de 22 polegadas, que conferem ao veículo uma aparência moderna e poderosa. A assinatura visual Ford está presente na grade de três barras horizontais integrada ao pára-choque e nos chamados “squircles” – detalhes gráficos quadrados em formato de círculos – dentro e fora.
-
Nissan
A montadora apresentou o crossover Rogue e o carro-conceito Bevel. O Rouge é o carro de entrada da marca no segmento de crossovers de pequeno porte foi apresentado pela primeira vez em Detroit. Tração nas quatro rodas e ótimo espaço interno são os atributos do carro. As vendas do modelo serão iniciadas nos Estados Unidos, no segundo semestre de 2007. O Bevel é um compacto carro-conceito dinâmico e multifuncional, tanto em sua parte externa quanto interna. O veículo foi desenvolvido no Centro de Design de La Jolla (EUA), de onde saem as grandes tendências mundiais dos veículos da marca.
-
General Motors
A GM mostrou em Detroit um novo conceito de carro elétrico que tem tudo para substituir, com vantagens, a idéia dos híbridos: o Chevrolet Volt. Pode ser chamado de veículo elétrico com autonomia estendida e foco principal em uso urbano. Em vez de conciliar um motor elétrico e um a gasolina para o movimento, o Volt usa o elétrico na locomoção. Ao motor a gasolina, pequeno e econômico, cabe apenas a recarga das baterias.
No ano passado, a nova versão do Camaro apareceu em Detroit e, pouco depois, sua produção em série foi confirmada. Agora, as coisas se invertem: antes de o Chevrolet Camaro Convertible Concept ser apresentado no mesmo Salão, a produção em série da versão conversível do carrão já está confirmada. As vendas começam em 2009.
-
Honda
Nesta edição, a Honda promoveu as estréias mundiais do Accord Coupe Concept e do Acura Advanced Sports Car Concept, além de mostrar a nova geração do veículo movido a célula de combustível Honda FCX. Revelando um visual que sugere como será o desenho do próximo modelo, o Accord Coupe Concept mostra também novas tecnologias em segurança e eficiência no consumo de combustível. O modelo é o automóvel Honda mais vendido nos Estados Unidos e sua apresentação em Detroit marcou a primeira vez que um Accord conceito é mostrado num evento desse tipo. A potência do motor V10 marcou o DNA esportivo característico da Honda com o Accord Coupe Concept. O Acura Advanced Sports Car Concept aponta para as linhas de outro carro de série: desta vez, o esboço dos designers do Acura resultou no protótipo que mostra como será o novo NSX, modelo de grande sucesso no mundo.
-
Toyota
Como destaque a Toyota revelou a nova picape Tundra. Totalmente redesenhada, ela chega aos concessionários norte-americanos no próximo mês de março. Além da linha comercial, dois carros-conceito estavam presentes. Um deles foi o esportivo Lexus LF-A, que já esteve no Salão Internacional do Automóvel em São Paulo em setembro do ano passado. Mas o FT-HS foi a grande novidade da Toyota entre os carros-conceito no Salão de Detroit. O modelo incorpora a tecnologia híbrida da Toyota e mantém as características de um carro esportivo, tais como aerodinâmica moderna e motor V6 de 3.5 litros, com potência de aproximadamente 400 hp e de baixas emissões ao meio ambiente, seguindo a legislação.
-
Mercedes-Benz
Metade da área do stand da montadora alemã foi transformada numa superfície de patinação imitando gelo. Quatro artistas fizeram algumas evoluções em torno do Classe S 4Matic (tração 4x4) pouco antes da apresentação formal de outras novidades da marca - Vision GL 420 Bluetec, um utilitário esporte com motor diesel V8 exibido ainda como carro conceito, da mesma forma que o Classe S conversível batizado provisoriamente de Ocean Drive. Este último é uma jóia da tecnologia, acabamento e design, fatores que o tornam naturalmente disponível para poucos privilegiados. Pois a marca, de olho em clientes de conversíveis, criou uma versão conceitual de um Classe S sem capota: o Concept Ocean Drive, com quatro portas.
-
Kia
O novo veículo-conceito crossover Kia Kue foi a atração da marca coreana. O Kia Kue utiliza uma aproximação diferente do segmento de veículos, com elementos que alçam um novo patamar de performance. O modelo é projetado para ser um veículo focado no motorista. Ao mesmo tempo em que possui características e capacidades de SUV, o Kia Kue pretende primeiramente tornar o ato de dirigir uma experiência divertida, preocupando-se posteriormente com a quantidade de carga que pode carregar. O Kue também não deixa de ser convidativo em relação à potência. Equipado com um motor DOHC V8, 4.6 litro, de 406 cv, que atinge 55,3 kgf.m de torque, não há como questionar seu desempenho. Um sistema de controle nas quatro rodas auxilia o motorista a controlar toda esta potência, aplicando características de previsão de direção tanto dentro quanto fora da estrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário