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Será que está intacto? Será que vai funcionar? Em 15 de junho os moradores de Tulsa, cidade americana no estado de Oklahoma, terão essas respostas ao assistir à exumação de um antigo Plymouth Belvedere 1957 dourado e branco que há meio século repousa enterrado e revestido por uma capa de estireno sob a calçada do tribunal da cidade. Em seu portamalas, foram colocados objetos diversos que, como numa cápsula do tempo, devem mostrar às pessoas de 2007 um pouco sobre como era a vida 50 anos atrás.
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A curiosa idéia surgiu como parte do "Tulsarama!", comemoração do jubileu de ouro do estado. Agora, entre as festividades de seu centenário, o carro será desenterrado para revelar, principalmente, o mistério em torno de seu estado de conservação. Afinal, já é sabido o conteúdo de seu porta-malas: 10 galões (37,3 litros) de gasolina, 4,7 litros de óleo, um engradado de cerveja, o mapa aéreo de um aeroporto, bandeiras, fotos aéreas da cidade e declarações como as do prefeito e de representantes da câmara de comércio, dos conselhos de educação e de igrejas de Tulsa. Itens da bolsa de uma mulher (até uma multa não paga de estacionamento proibido) foram colocados no porta-luvas. Os cidadãos de Tulsa tentaram adivinhar na época qual seria a população da cidade no dia da exumação. As apostas foram microfilmadas e guardadas num recipiente de aço que ficou a bordo do Belvedere. A pessoa que mais tiver se aproximado do número correto (387 807 habitantes) leva o carro.
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O Belvedere enterrado é um cupê hardtop (sem colunas centrais), com motor V8 de 4,9 litros e 215 cv. Conta com transmissão automática Torque-Flite da Chrysler, operada por cinco botões à esquerda do volante. Um Belvedere equivalente pode valer 16 500 dólares. Segundo o organizador do evento, Lewis Roberts Jr., o carro foi escolhido porque era "um produto americano avançado, que ainda estaria atual depois de 50 anos". Com suas barbatanas pronunciadas, o Belvedere era mesmo um dos melhores resultados do novo estilo adotado em 1957 pela Chrysler. O perfil era mais baixo e alongado que o dos carros americanos em geral. Criado por Virgil Exner, era o chamado forward look, algo como "estilo à frente".
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Um comentário:
queria saber se vc vai dá o resultado quando o carro for desinterrado?
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