Antônio Jacob Renner foi quem começou a escrever a história do nome Renner.
Descendente de alemães começou a trabalhar ainda menino na fábrica de banha da família em São Sebastião do Caí.
Em 1912, inicia o grupo A. J. Renner, indústria fabril instalada no bairro Navegantes.
Comercializava capas de pura lã e capas do vestuário masculino, resistentes ao frio, ao vento Minuano e às chuvas, tornando-se uma peça de roupa indispensável, tanto para o gaúcho da Campanha e caixeiros-viajantes, como também ao homem da cidade.
As Lojas Renner tiveram seu primeiro ponto-de-venda inaugurado em 1922.
A partir de 1940, com a comercialização de um mix mais amplo de produtos, tornou-se uma loja de departamentos.
Ao final de 1991, as Lojas Renner passou por uma completa reestruturação.
O modelo de loja de departamentos “full line” foi substituído pelo conceito de loja de departamentos com especialização em Moda, focando mais o público feminino.
A partir de 1994, inicia-se o plano de expansão. Plenamente reestruturada, a empresa inaugura lojas além das fronteiras do Rio Grande do Sul, passando, então, a atuar no estado de Santa Catarina, com unidades em Florianópolis e Joinville.
Em 1996, com o sucesso da iniciativa, a operação é estendida também ao Estado do Paraná, com a inauguração da loja de Curitiba.
Em 1997, é dado um outro grande passo: a entrada de Lojas Renner no Estado de São Paulo, principal centro econômico do país com a aquisição das tradicionais e famosas lojas do Mappin e da Mesbla.
E isto só foi possível quando foi comprada pelo grupo americano J. C. Penney, em dezembro de 1998, recebendo o impulso necessário para sua expansão em todas as regiões do Brasil.
Em 1999, Lojas Renner expande-se para o Rio de Janeiro, inaugurando quatro lojas na capital, uma em Niterói e uma em Volta Redonda .
São inauguradas lojas também em Belo Horizonte, Brasília e em Fortaleza.
* As lojas Renner contam com 75 lojas espalhadas por 14 estados, que têm, em média, quatro mil metros quadrados e cerca de 100 funcionários.
* Cada unidade tem cerca de 20 mil itens nos departamentos de moda (feminina, masculina, adolescente, infantil e baby), perfumaria, acessórios, cama, mesa e banho, decoração e utilidades para o lar.
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