sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Nascimento, morte e ressurreição do mito







Lançado oficialmente em 1935, pelo então projetista Ferdinand Porsche, o Volkswagen era barato e quase todos podiam comprar, ao preço de 990 marcos, cerca de US$ 5 mil.
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A partir de 1938, iniciou-se a construção, em Hanover (Alemanha), de uma fábrica a qual o Volkswagen seria construído em série. Em 1939, devido ao início da Segunda Guerra, o Fusca virou veículo militar. Mais de 70 mil unidades foram produzidas.
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Após a Segunda Grande Guerra, retomada sua fabricação, o Volkswagen passou a ser utilizado em serviços de correio e atendimento médico. Em 1948 existiam 25 mil, sendo 4.400 para exportação. Em 1949, o Fusca já teria seu mercado nos EUA.
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O Fusca até então era um projeto que havia dado certo, até meados de 1956, e quase nada havia mecanicamente mudado de seu projeto original.Em 1959, o carro começa a ser fabricado no Brasil. Seu ano de ouro em vendas foi em 1974. O Fusca teve uma produção de 239.393 unidades. E também nessa época surgiu o Fusca com motorização 1.600-S.Em 1975, a linha VW foi ampliada com a chegada do novo motor 1.300, versão 1.300-L e o modelo 1.600 passou a ter a alavanca de câmbio mais curta.Em 1979 as lanternas traseiras ganharam nova forma. Após quatro anos sem mudanças, em 1983 o “Super-Fuscão” desaparece.Mas no ano seguinte muda tudo. A versão 1300 do Fusca desaparece. Surge aí um novo 1600.
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Foi em 1986 que (temporariamente) acaba-se a carreira do Fusca. Embora o México não parasse de produzi-lo, no Brasil sua linha de montagem chegara ao fim. Até que em 1993 por pedido do então presidente do Brasil, Itamar Franco, o Fusca voltou.
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Na segunda fase de 1993, sem mudanças na carroceria nem no motor, o fusca ganhou pára-choques na cor do veículo, canalizador com uma única saída de escape no pára-lamas esquerdo, estofamentos novos, volante novo e outros detalhes de acabamento.
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Quando todos não acreditavam no sucesso do relançamento do Fusca, as vendas foram mais que animadoras. Chegou a produzir mais de 40 mil novos Fuscas. Até sua oficial parada de fabricação anunciada em Julho/1996 o veículo deixou mais fãs por seu rastro.
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Para comemoração da sua última série de fabricação, foram fabricados 1.500 Fuscas numa versão “FUSCA OURO”, onde os últimos 1500 proprietários de fuscas tem seus nomes guardados no “Livro de Ouro da VW.”Com estofamentos do Pointer GTI, desembaçador traseiro, faróis de milha, painel com fundo branco, vidros verdes (75% transparente) esta foi a série de gala do querido carrinho. Mais uma vez o Fusquinha cumpre seu papel, um sucesso de vendas.

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sexta-feira, 19 de janeiro de 2007 às 11:46:00 AM |  






Lançado oficialmente em 1935, pelo então projetista Ferdinand Porsche, o Volkswagen era barato e quase todos podiam comprar, ao preço de 990 marcos, cerca de US$ 5 mil.
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A partir de 1938, iniciou-se a construção, em Hanover (Alemanha), de uma fábrica a qual o Volkswagen seria construído em série. Em 1939, devido ao início da Segunda Guerra, o Fusca virou veículo militar. Mais de 70 mil unidades foram produzidas.
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Após a Segunda Grande Guerra, retomada sua fabricação, o Volkswagen passou a ser utilizado em serviços de correio e atendimento médico. Em 1948 existiam 25 mil, sendo 4.400 para exportação. Em 1949, o Fusca já teria seu mercado nos EUA.
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O Fusca até então era um projeto que havia dado certo, até meados de 1956, e quase nada havia mecanicamente mudado de seu projeto original.Em 1959, o carro começa a ser fabricado no Brasil. Seu ano de ouro em vendas foi em 1974. O Fusca teve uma produção de 239.393 unidades. E também nessa época surgiu o Fusca com motorização 1.600-S.Em 1975, a linha VW foi ampliada com a chegada do novo motor 1.300, versão 1.300-L e o modelo 1.600 passou a ter a alavanca de câmbio mais curta.Em 1979 as lanternas traseiras ganharam nova forma. Após quatro anos sem mudanças, em 1983 o “Super-Fuscão” desaparece.Mas no ano seguinte muda tudo. A versão 1300 do Fusca desaparece. Surge aí um novo 1600.
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Foi em 1986 que (temporariamente) acaba-se a carreira do Fusca. Embora o México não parasse de produzi-lo, no Brasil sua linha de montagem chegara ao fim. Até que em 1993 por pedido do então presidente do Brasil, Itamar Franco, o Fusca voltou.
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Na segunda fase de 1993, sem mudanças na carroceria nem no motor, o fusca ganhou pára-choques na cor do veículo, canalizador com uma única saída de escape no pára-lamas esquerdo, estofamentos novos, volante novo e outros detalhes de acabamento.
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Quando todos não acreditavam no sucesso do relançamento do Fusca, as vendas foram mais que animadoras. Chegou a produzir mais de 40 mil novos Fuscas. Até sua oficial parada de fabricação anunciada em Julho/1996 o veículo deixou mais fãs por seu rastro.
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Para comemoração da sua última série de fabricação, foram fabricados 1.500 Fuscas numa versão “FUSCA OURO”, onde os últimos 1500 proprietários de fuscas tem seus nomes guardados no “Livro de Ouro da VW.”Com estofamentos do Pointer GTI, desembaçador traseiro, faróis de milha, painel com fundo branco, vidros verdes (75% transparente) esta foi a série de gala do querido carrinho. Mais uma vez o Fusquinha cumpre seu papel, um sucesso de vendas.
Postado por Igor Viana

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