quinta-feira, 31 de maio de 2007

Mundo das marcas: Fiat - Movidos Pela Paixão


A montadora italiana foi fundada por um grupo de empresários, entre eles Giovanni Agnelli, Lodovico Scarfiotti e o Conde Brecherasio di Cocherano, na cidade de Turim em 11 de julho de 1899 com o nome Fabbrica Italiana di Automobili-Torino.

O primeiro carro da montadora foi o modelo três 1/2hp de 679cc, que atingia 35km/h, tendo sido produzido 300 unidades desse modelo.

O modelo foi produzido na fábrica localizada em Corso Dante, onde 150 empregados trabalhavam.

Outros modelos vieram e em 1903 foi lançado o 12hp com 3768cc, que teve produção de 132 unidades, sendo exportado para Europa e Estados Unidos.

No ano seguinte o nome FIAT passa a representar não somente o produto, mas toda a empresa, sendo abandonado o nome social escrito por extenso.

Ainda nessa época, pela primeira vez, a partir do modelo 24-32hp, o símbolo é colocado por cima da grade do radiador. Durante os dez primeiros anos a FIAT esteve envolvida na produção de caminhões, ônibus, locomotivas, motores marinhos e aéreos, além da sua ligação com o automobilismo.

Em 1910 a empresa lançou 10 novos modelos.

O ZERO, primeiro carro produzido em massa pela montadora, foi introduzido no mercado em 1912.

Até 1915 cerca de 2.000 unidades desse modelo foram produzidas.

Em 1919 outros novos modelos foram introduzidos, como o 501 (45 mil unidades foram feitas até 1926), o 505 (modelo de maior tamanho que o 501) e o top de linha 515.

O V12 Superfiat foi lançado em 1921, possuindo 8605cc e 90hp.

Nesse modelo aparecia o novo logo da empresa, com inscrição vermelha sob fundo branco, em formato redondo.

Em 1923 a montadora se estabeleceu na Polônia, mesmo ano em que a fábrica de Lingotto foi inaugurada.

O modelo 509 foi lançado em 1925 e em 1928 venceu o Rali de Montcarlo.

O modelo 503, primeiro automóvel com carroceria mista (metal + madeira), foi lançado em 1926.

No salão do automóvel de Milão em 1932, a empresa apresentou o modelo 508 Balilla, também conhecido como “Tarifa Mínima” devido ao consumo reduzido de 8 litros em 100km.

A primeira série deste modelo vendeu 41.395 carros até 1934, quando a segunda série foi lançada.

Em 1935 foi apresentado o modelo 1500, primeiro carro desenvolvido aerodinamicamente pela empresa.

No ano seguinte a empresa lançou um dos maiores sucessos de sua história, o 500 Topolino (mickey Mouse em italiano), um automóvel pequeno e compacto de dois lugares, que vendeu 122.000 unidades até 1948, revolucionando os conceitos da época.

Em 1939 com o começo da guerra, as instalações da empresa foram requeridas pelo governo para fabricar armamento bélico.

Foi nessa época que a fábrica de Mirafiori foi aberta.

Depois do término da guerra em 1948, a FIAT retomou sua produção de automóveis com a produção dos modelos 1100B, 1500D e 500B.

O primeiro modelo lançado depois da guerra foi o 1400, visto pela primeira vez em 1950 no salão do automóvel de Genebra.

Em 1953 a empresa lançou seu primeiro veículo a diesel, o 1400 diesel. Em 1956 foi apresentado o Multipla, o Nuova 500 em 1957 e em 1960 o Giardinetta.

O FIAT 124 foi lançado em 1966 no salão do automóvel de Genebra, ganhando o título de carro do ano em 1967, revolucionando o conceito de espaço.

O modelo era produzido em três versões, a familiar, a Spider (com designer da Pininfarina) e o Coupe.

Em 1968 as exportações da montadora chegavam a 150 países e para unificar a imagem da empresa é lançado um novo logotipo, quatro losangos inclinados 18 graus com a sigla da montadora escrita em branco sobre fundo azul.

Em 1969 a empresa comprou a montadora LANCIA.

Em 1971 foi lançado o 127 e no ano seguinte o 132. Ainda em 1971, a montadora chega ao Brasil.

O RITMO foi introduzido no mercado em 1978 em duas versões, 3 e 5 portas.

A década de 80 começou com o lançamento do PANDA, primeiro carro da empresa desenhado pelo estilista Giugiaro, em 1980, seguido por um dos carros de maior sucesso mundial, o UNO introduzido em 1983.

Moderno, pequeno e de alta qualidade, o carro foi um enorme sucesso.

A Alfa Romeo foi comprada pela empresa em 1984.

Em 1987 o DUNA (conhecido no Brasil como Elba), construído na fábrica de Betim e exportado para a Itália, é lançado no mercado mundial.

Em 1990 é introduzido o TEMPRA, um carro de linhas arrojadas e modernas.

No ano seguinte é a vez do modelo Cinquocento. No ano seguinte, pela primeira vez aparecem as famosas cinco barras verticais, nos modelos Panda. Esse logotipo era colocado na grade do radiador.

O PUNTO, lançado em 1993, foi eleito carro do ano na Europa. Em 1995 são lançados dois novos modelos, o BRAVA, um carro mais clássico, e o BRAVO um carro mais esportivo.

O PALIO é lançado mundialmente em 1996 no Brasil, mesmo ano da introdução dos modelos MAREA e MAREA Weekend.

Em 1999 é introduzido o novo logo da empresa, uma versão modernizada do utilizado na década de 20, moldura redonda com inscrição prateada.

Em 2002 é lançado o STILO.

A marca no mundo

A Fiat atualmente conta com cerca de 1.000 empresas, com atuação em aproximadamente 150 países.

A Fiat é a oitava maior produtora mundial de automóveis e atua também na fabricação de caminhões e máquinas agrícolas.
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mundodasmarcas

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A montadora italiana foi fundada por um grupo de empresários, entre eles Giovanni Agnelli, Lodovico Scarfiotti e o Conde Brecherasio di Cocherano, na cidade de Turim em 11 de julho de 1899 com o nome Fabbrica Italiana di Automobili-Torino.

O primeiro carro da montadora foi o modelo três 1/2hp de 679cc, que atingia 35km/h, tendo sido produzido 300 unidades desse modelo.

O modelo foi produzido na fábrica localizada em Corso Dante, onde 150 empregados trabalhavam.

Outros modelos vieram e em 1903 foi lançado o 12hp com 3768cc, que teve produção de 132 unidades, sendo exportado para Europa e Estados Unidos.

No ano seguinte o nome FIAT passa a representar não somente o produto, mas toda a empresa, sendo abandonado o nome social escrito por extenso.

Ainda nessa época, pela primeira vez, a partir do modelo 24-32hp, o símbolo é colocado por cima da grade do radiador. Durante os dez primeiros anos a FIAT esteve envolvida na produção de caminhões, ônibus, locomotivas, motores marinhos e aéreos, além da sua ligação com o automobilismo.

Em 1910 a empresa lançou 10 novos modelos.

O ZERO, primeiro carro produzido em massa pela montadora, foi introduzido no mercado em 1912.

Até 1915 cerca de 2.000 unidades desse modelo foram produzidas.

Em 1919 outros novos modelos foram introduzidos, como o 501 (45 mil unidades foram feitas até 1926), o 505 (modelo de maior tamanho que o 501) e o top de linha 515.

O V12 Superfiat foi lançado em 1921, possuindo 8605cc e 90hp.

Nesse modelo aparecia o novo logo da empresa, com inscrição vermelha sob fundo branco, em formato redondo.

Em 1923 a montadora se estabeleceu na Polônia, mesmo ano em que a fábrica de Lingotto foi inaugurada.

O modelo 509 foi lançado em 1925 e em 1928 venceu o Rali de Montcarlo.

O modelo 503, primeiro automóvel com carroceria mista (metal + madeira), foi lançado em 1926.

No salão do automóvel de Milão em 1932, a empresa apresentou o modelo 508 Balilla, também conhecido como “Tarifa Mínima” devido ao consumo reduzido de 8 litros em 100km.

A primeira série deste modelo vendeu 41.395 carros até 1934, quando a segunda série foi lançada.

Em 1935 foi apresentado o modelo 1500, primeiro carro desenvolvido aerodinamicamente pela empresa.

No ano seguinte a empresa lançou um dos maiores sucessos de sua história, o 500 Topolino (mickey Mouse em italiano), um automóvel pequeno e compacto de dois lugares, que vendeu 122.000 unidades até 1948, revolucionando os conceitos da época.

Em 1939 com o começo da guerra, as instalações da empresa foram requeridas pelo governo para fabricar armamento bélico.

Foi nessa época que a fábrica de Mirafiori foi aberta.

Depois do término da guerra em 1948, a FIAT retomou sua produção de automóveis com a produção dos modelos 1100B, 1500D e 500B.

O primeiro modelo lançado depois da guerra foi o 1400, visto pela primeira vez em 1950 no salão do automóvel de Genebra.

Em 1953 a empresa lançou seu primeiro veículo a diesel, o 1400 diesel. Em 1956 foi apresentado o Multipla, o Nuova 500 em 1957 e em 1960 o Giardinetta.

O FIAT 124 foi lançado em 1966 no salão do automóvel de Genebra, ganhando o título de carro do ano em 1967, revolucionando o conceito de espaço.

O modelo era produzido em três versões, a familiar, a Spider (com designer da Pininfarina) e o Coupe.

Em 1968 as exportações da montadora chegavam a 150 países e para unificar a imagem da empresa é lançado um novo logotipo, quatro losangos inclinados 18 graus com a sigla da montadora escrita em branco sobre fundo azul.

Em 1969 a empresa comprou a montadora LANCIA.

Em 1971 foi lançado o 127 e no ano seguinte o 132. Ainda em 1971, a montadora chega ao Brasil.

O RITMO foi introduzido no mercado em 1978 em duas versões, 3 e 5 portas.

A década de 80 começou com o lançamento do PANDA, primeiro carro da empresa desenhado pelo estilista Giugiaro, em 1980, seguido por um dos carros de maior sucesso mundial, o UNO introduzido em 1983.

Moderno, pequeno e de alta qualidade, o carro foi um enorme sucesso.

A Alfa Romeo foi comprada pela empresa em 1984.

Em 1987 o DUNA (conhecido no Brasil como Elba), construído na fábrica de Betim e exportado para a Itália, é lançado no mercado mundial.

Em 1990 é introduzido o TEMPRA, um carro de linhas arrojadas e modernas.

No ano seguinte é a vez do modelo Cinquocento. No ano seguinte, pela primeira vez aparecem as famosas cinco barras verticais, nos modelos Panda. Esse logotipo era colocado na grade do radiador.

O PUNTO, lançado em 1993, foi eleito carro do ano na Europa. Em 1995 são lançados dois novos modelos, o BRAVA, um carro mais clássico, e o BRAVO um carro mais esportivo.

O PALIO é lançado mundialmente em 1996 no Brasil, mesmo ano da introdução dos modelos MAREA e MAREA Weekend.

Em 1999 é introduzido o novo logo da empresa, uma versão modernizada do utilizado na década de 20, moldura redonda com inscrição prateada.

Em 2002 é lançado o STILO.

A marca no mundo

A Fiat atualmente conta com cerca de 1.000 empresas, com atuação em aproximadamente 150 países.

A Fiat é a oitava maior produtora mundial de automóveis e atua também na fabricação de caminhões e máquinas agrícolas.
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Postado por Igor Viana Marcadores:

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