Neste caso, a situação tomou uma proporção tão grande que se torna impossível liquidar a conta de uma só vez. As contas já estão apertadas e as famílias não podem se desfazer do essencial para pagar pelo uso do telefone fixo. Diante deste cenário, você sabe o que deve fazer?
As ligações foram feitas por você?
Quando a conta de mais de cinco folhas chega, a primeira coisa a fazer é identificar as chamadas realizadas. Note o seguinte: normalmente, você gasta uma quantia e, sem mais nem menos, ela sobe muito. Você não considera uma situação estranha?
Da mesma maneira que a tecnologia evolui, os criminosos também se aprimoram e, por isso, a clonagem de alguns telefones já se transformou em realidade. Veja se as ligações foram feitas da sua casa e se os DDDs e DDIs batem com aqueles de seus familiares.
Caso a resposta seja negativa, entre em contato com a operadora, pois pode se tratar de alguma fraude. Caso seja positiva, conforme-se: você terá de pagar pelo que usou.
Primeiro passo: tente negociar
Nem sempre o orçamento está preparado para a nova conta. No entanto, o consumidor deve tomar decisões práticas e não complicar ainda mais sua situação financeira. Para isso é que existe a negociação.
De acordo com a técnica em defesa do consumidor do Procon-SP, Marta Aur, as empresas não são obrigadas a negociar, mas sempre têm interesse em receber o débito, o que implica que elas tentarão fazer um acordo com o cliente.
`Na verdade, não existe nenhuma obrigatoriedade legal, na legislação, de que a empresa deve negociar e parcelar os débitos. No entanto, se o prazo de cobrança excedeu, a empresa é obrigada a negociar`, explica a técnica.
Algumas empresas estão mesmo interessadas em negociar e oferecem o serviço de pagamento de contas atrasadas pela internet. Veja se a sua operadora conta com a praticidade.
Quando a cobrança vem atrasada
O caso descrito pela técnica implica em, quando a cobrança de chamadas anteriores a determinado período chega, de uma só vez, em sua conta, o que faz com que o valor a ser pago se torne maior do que você pode.
`A legislação fixa prazos para a cobrança, sendo de 60 dias para a chamada local, de 90 dias para as nacionais e de 150 dias para as internacionais. Se ultrapassar o período, a empresa deve negociar`, disse Marta.
Ainda de acordo com a técnica do Procon, o número de parcelas em que o consumidor pagará o débito deverá ser equivalente a quantidade de meses em que a cobrança atrasou.
Não apele para o crédito
Fazer um empréstimo por causa da situação não é o mais adequado. O cliente deve entender que é melhor parcelar a dívida do que fazer outra. Pense que, quando tomar algum crédito, você ainda terá os juros para pagar. O mais indicado seria pedir dinheiro emprestado para amigos ou familiares, em vez de fazer um empréstimo e caso a situação de negociação não seja possível.
Contas atrasadas
O consumidor pode tentar também a negociação para os casos de contas atrasadas, mas não é garantido que conseguirá. Neste caso, ele deve ficar atento, porque o não-pagamento implica na suspensão do serviço.
`Em caso de não-pagamento de conta, a empresa tem 30 dias para suspender o serviço parcialmente, depois de notificar o cliente, 60 dias para suspensão total, também depois de notificar o cliente por escrito, e 90 dias para rescindir o contrato`, afirmou Marta.
Ela ainda disse que, quando há suspensão total do serviço, a empresa não pode cobrar pela assinatura e outras taxas, já que o cliente não está usufruindo a telefonia.
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