Primeiro foram os blogs, os diários virtuais de comunicação e interação com o mundo. Se uma imagem vale mais que mil palavras, os fotologs, que vieram em seguida, bombaram o universo virtual, combinando foto + legenda e mantendo o aspecto de periodicidade de um ´diário´. Agora, como toda evolução, a nova moda combina a imagem com o som e o movimento: são os videoblogs.
.
Registro em movimento
.
Um videoblog é a combinação de video e log, que em inglês significa ´registro´. Em outras palavras, o ´vlog´ é um blog de vídeos. As vantagens dessas novas formas de comunicação é que qualquer um pode bancar o filósofo sobre acontecimentos do céu e da terra e transmitir ao mundo suas idéias, se quiser, vestido apenas com o pijama. No passado, poderia soar até como ficção científica, mas atualmente as pessoas podem sim filmar a si mesmas em suas camisolas e colocar na web, seguindo alguns poucos passos.Com estrutura geralmente similar à de weblogs e fotologs, o princípio é o mesmo: os posts são apresentados em ordem cronológica reversa e combinam uma gravação com um texto escrito, permitindo aos visitantes deixarem comentários. É como um site pessoal, mantido por uma ou mais pessoas. Os vídeos são exibidos diretamente em uma página, sem a necessidade de se fazer download.
.
O mundo é gratuito
.
Existem serviços de hospedagem de videologs gratuitos, que permitem que pessoas sem conhecimentos de edição de páginas possam publicar seus videologs na web. Os vídeos podem ser feitos utilizando câmeras digitais com recurso de gravação de filmes, filmadoras analógicas ou filmadoras digitais. É costume que cada vídeo tenha uma duração máxima de 10 minutos e uma resolução mínima de 320 por 240 pixels e que sejam comprimidos para melhorar a transmissão.
.
As câmeras digitais baratas, programas de edição gratuitos e serviços de hospedagem facilitaram a produção e publicação. E, claro, tudo graças às conexões de banda larga, que deixaram rápido o acesso a esse tipo de conteúdo.Vários sites disponibilizam o espaço para inclusão de vídeos, como o Putfile (www.putfile.com), mas poucos usuários o utilizam da mesma maneira que o blog normal. Na maioria dos casos, ele dá suporte para a divulgação e não para o registro de impressões individuais. Gravações de Cicarelli na praia e da morte de Saddan Hussein se espalharam pelo mundo devido a serviços como esse. O vlog é mais uma ferramenta de publicação de vídeos na web.
.
Uma jovem mania
.
A popularidade dos vlogs vem do início de 2005, com a criação do grupo de videoblogging do Yahoo!, centro da comunidade vlogging. Em junho desse mesmo ano, o Yahoo! ultrapassou a marca de mil membros. No mês seguinte foi criado o VlogMap.org, que organizava um mapa com os mais recentes posts. Em novembro do ano passado surgiu o primeiro prêmio anual de videoblogging, o ´Vloggies´ (www.vloggiessf.com), cuja premiação aconteceu em São Francisco, nos EUA.A disseminação dos vlogs foi impulsionada pela nova geração de iPods, capazes de reproduzir arquivos de vídeos, e pela introdução dos filmes na loja de iTunes. A popularidade de todos os tipos de vídeo baseados na Internet cresceu também significativamente neste mesmo período. Isto é evidente pelo aumento do tráfego em sites como YouTube. No final de 2005 e, principalmente em 2006, os vlogs se assentaram como contribuintes à cultura do videoclipe.
.
Os vlogs são mais uma forma de democratizar a comunicação e, agora, cada um pode apresentar o próprio show. A qualidade varia, de vídeos musicais bem produzidos a macacos num zoológico.
.
Meta as caras
.
Aprenda a vlogar
.
Freevlog Passo-a-passo de como fazer um videolog gratuito (freevlog.org).
.
blip.tv Permite o envio e a classificação de vídeos (www.blip.tv)
.
VidiLife Site de relacionamento com vídeos pessoais (www.vidilife.com)
.
vSocial Comunidade baseada na troca de vídeos (www.vsocial.com)
.
BlogCheese Servidor gratuito de vídeos (www.blogcheese.com)
.
VLog Maker Servidor de vídeos (vlogmaker.com)
.
Whirrl Servidor que mostra sempre os últimos posts em vídeo (www.whirrl.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário