Para quem aguardava ansioso, finalmente a Pajero Full, da Mitsubishi, chega à quarta geração com novas opções de motores (3.8/3.2) e com importantes mudanças estéticas, para agradar em cheio o público ávido pela marca.
O conjunto óptico e a grade dianteira ficaram bem diferentes em relação ao anterior, como o pára-choque e o pára-lama. O capô é feito em alumínio e a carroceria ficou mais resistente a torções. No visual, dá uma impressão de maior robustez.
O conjunto óptico e a grade dianteira ficaram bem diferentes em relação ao anterior, como o pára-choque e o pára-lama. O capô é feito em alumínio e a carroceria ficou mais resistente a torções. No visual, dá uma impressão de maior robustez.
Os retrovisores ganharam luzes de seta, formando um conjunto frontal discreto, porém, com a mesma sofisticação que lhe é peculiar. Ainda oferta de cortesia uma luz com facho para o piso, que auxilia na hora de descer do veículo à noite. Ideal para quem esqueceu os óculos ou quem tomou um drinque a mais.
Internamente, a Pajero Full 2008 vem com novos bancos de couro, com aquecimento e desenho diferente da geração anterior, painel de instrumentos com design inédito - mais ergonômico - incluindo equipamento de som com capacidade para seis CDs e MP3, além de controles no volante.
Na parte traseira, o estepe foi rebaixado acintosamente para proporcionar maior visibilidade ao motorista.
Extremamente confortável, a quarta geração do veículo traz ar-condicionado automático com comando traseiro independente em uma de suas versões. Há controlador de velocidade, sensor de estacionamento e diversas configurações dos bancos nas versões de quatro portas – a Full também é oferecido com duas portas. São dois níveis de acabamento: GLS e HPE. A garantia também aumentou. De dois foi para três anos.
Com “sangue off-road” nas veias, quer dizer, no motor, o veículo não dispensa a tradição de ter muita tecnologia em termos de direção. No veículo, podemos ativar o controle ativo nas quatro rodas, o que inclui controle de tração (quatro modos), estabilidade e frenagem, encontrados nas sopinha de letras, ABS, EBD e HBB.
Tudo isso é resumido pela Mitsubishi como ASTC que, na realidade, é um sistema que analisa permanentemente as condições de rodagem e antecipa eventuais perdas de controle do veículo. Sozinho, adota medidas para corrigir o curso, atuando inclusive sobre os freios e em uma ou mais rodas.
A tração nas quatro rodas também é outro departamento que merece ser salientado na nova Pajero Full. Um sistema chamado 4-ABS multimodal, tem quatro sensores em quatro canais, que asseguram eficiência de frenagem independentemente do terreno.
Essas situações foram testadas durante a apresentação em um percurso feito em estradas de terra com muitos buracos e cascalhos, asfalto com curvas sinuosas, dentro de uma pista de motocross. Em nenhum momento o carro patinou, isto é, não “saiu” de traseira. Na descida da ladeira, o sistema dos freios travava as rodas sem ter necessidade de botar o pé no pedal. Em subidas íngremes, era possível subir de segunda sem ele “morrer”.
As transformações do atual modelo equivalem a 75% de todas as suas partes e peças evoluídas, se comparado com a versão anterior. Até hoje já foram vendidos mais de 2,5 milhões de Pajeros, desde seu lançamento, há 25 anos. É bom lembrar que o utilitário chega ao país também na versão de duas portas, de 4,39 metros.
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