Com atraso frente aos concorrentes, a Ford lança para o mercado o Focus Hatch e Sedan com o motor 1.6 flex.
Fabricado na planta de Pacheco, na Argentina, a montadora optou por não investir no motor bicombustível em sua versão 2.0, responsável por apenas 15% das vendas na versão L do carro, muito menos no design exterior e interior. Apesar de seu lançamento há sete anos, a Ford não quis reestilizar o carro.
O novo motor é feito na fábrica de Taubaté, que também equipa os motores do KA, Fiesta e Courier, bem como faz o sistema de transmissão dos mesmos. O Rocam 1.6 Flex elevou a potência, o torque e a economia, frente ao anterior. No caso da potência, houve um acréscimo de 8% com álcool e 2% com gasolina. O alto torque foi acentuado na versão bicombustível. A velocidade máxima aumentou para 184 km/h com álcool e 180 km/h com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h ficou em 12,2 segundos e 12,8 segundos.
Os números da Ford em relação ao consumo são atraentes. Com o combustível vegetal, o Focus fez 7,8 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada. Com o líquido fóssil, 12,3 km/l na cidade e 18,3 km/l na estrada, segundo medições feitas segundo a norma NBR 7024 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Para chegar a esses resultados, a engenharia adicionou um novo sistema de captação de ar frontal e um ressonador na caixa do filtro de ar, reduzindo a temperatura do ar para o motor, com o objetivo de reduzir ruídos na cabine. Já a transmissão manual de cinco marchas teve a segunda marcha reescalonada para aumentar a força em baixa rotação. A embreagem recebeu um disco de fricção maior e o tensionador e a correia do alternador, com nova geometria e materiais.
Test drive
O carro fpi dirigido por 126 quilômetros de São Paulo até Taubaté, passando depois por Guararema, mais 75 quilômetros. A bordo de um Focus sedan, sentimos se as promessas da engenharia técnica da marca tornaram-se realidade. Com baixo nível de ruído, bom torque e boas retomadas, apesar do peso do carro sedan, aprovamos seu desempenho, mesmo sendo imperceptível a diferença quando comparando com o motor anterior, a gasolina.
A transmissão mais curta na segunda marcha melhorou sua força nas retomadas, bem como sua dirigibilidade agrada em altas rotações. Os freios “transpiram” segurança. Tecnicamente o carro agrada, mas não empolga os mais afoitos.
Mercado
O Focus é uma boa opção no segmento C, incluídos aí os hatch de luxo e os sedans. Considerado um dos mais disputados do mercado, em que se incluem carros como o Stilo, Golf, Astra, Peugeot 307 e C4. Nesse batalhão o Focus não faz feio: hoje ocupa a segunda colocação, com 19,2% de vendas, perdendo apenas para o Astra, que tem 35,5%. Mas deve sofrer com o novo Golf, que chegou ousado e que tinha apenas 6,6% de vendas.
Já nos sedans, o Focus tem como concorrentes o Corolla, Civic, Mégane, Sentra e 307 sedan. Ocupa hoje a quinta colocação, onde no primeiro escalão estão os vitoriosos Corolla e Novo Civic. “Estamos muito satisfeitos com a performance do Focus e queremos crescer em vendas”, disse o gerente de marketing da Ford, Antônio Baltar. Se o investimento no motor e a futura campanha publicitária indicam isso, ficou no ar, no entanto, o sentimento de uma reestilização, já que o Focus foi lançado em 2000 e ainda não mudou. Quem sabe no próximo ano...Ah, ia me esquecendo: o preço do carro não mudou.
FICHA TÉCNICA
FOCUS FLEX
MOTOR: 1.6, 4 cilindros, 8 válvulas
POTÊNCIA: 113 cv (álc)/ 105 cv (gás)
CONSUMO: 7,8 km/l e 12,3 km/l(cidade); 11,7 km/l e 18,3 km/l (estrada)
PORTA-MALAS: 350 litros (hatch)/ 490 litros (sedan)
PREÇO: R$ 43.490,00 (GL)/R$ 46.950,00 (GLX)/ R$ 52.930 (Sedan)
Fabricado na planta de Pacheco, na Argentina, a montadora optou por não investir no motor bicombustível em sua versão 2.0, responsável por apenas 15% das vendas na versão L do carro, muito menos no design exterior e interior. Apesar de seu lançamento há sete anos, a Ford não quis reestilizar o carro.
O novo motor é feito na fábrica de Taubaté, que também equipa os motores do KA, Fiesta e Courier, bem como faz o sistema de transmissão dos mesmos. O Rocam 1.6 Flex elevou a potência, o torque e a economia, frente ao anterior. No caso da potência, houve um acréscimo de 8% com álcool e 2% com gasolina. O alto torque foi acentuado na versão bicombustível. A velocidade máxima aumentou para 184 km/h com álcool e 180 km/h com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h ficou em 12,2 segundos e 12,8 segundos.
Os números da Ford em relação ao consumo são atraentes. Com o combustível vegetal, o Focus fez 7,8 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada. Com o líquido fóssil, 12,3 km/l na cidade e 18,3 km/l na estrada, segundo medições feitas segundo a norma NBR 7024 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Para chegar a esses resultados, a engenharia adicionou um novo sistema de captação de ar frontal e um ressonador na caixa do filtro de ar, reduzindo a temperatura do ar para o motor, com o objetivo de reduzir ruídos na cabine. Já a transmissão manual de cinco marchas teve a segunda marcha reescalonada para aumentar a força em baixa rotação. A embreagem recebeu um disco de fricção maior e o tensionador e a correia do alternador, com nova geometria e materiais.
Test drive
O carro fpi dirigido por 126 quilômetros de São Paulo até Taubaté, passando depois por Guararema, mais 75 quilômetros. A bordo de um Focus sedan, sentimos se as promessas da engenharia técnica da marca tornaram-se realidade. Com baixo nível de ruído, bom torque e boas retomadas, apesar do peso do carro sedan, aprovamos seu desempenho, mesmo sendo imperceptível a diferença quando comparando com o motor anterior, a gasolina.
A transmissão mais curta na segunda marcha melhorou sua força nas retomadas, bem como sua dirigibilidade agrada em altas rotações. Os freios “transpiram” segurança. Tecnicamente o carro agrada, mas não empolga os mais afoitos.
Mercado
O Focus é uma boa opção no segmento C, incluídos aí os hatch de luxo e os sedans. Considerado um dos mais disputados do mercado, em que se incluem carros como o Stilo, Golf, Astra, Peugeot 307 e C4. Nesse batalhão o Focus não faz feio: hoje ocupa a segunda colocação, com 19,2% de vendas, perdendo apenas para o Astra, que tem 35,5%. Mas deve sofrer com o novo Golf, que chegou ousado e que tinha apenas 6,6% de vendas.
Já nos sedans, o Focus tem como concorrentes o Corolla, Civic, Mégane, Sentra e 307 sedan. Ocupa hoje a quinta colocação, onde no primeiro escalão estão os vitoriosos Corolla e Novo Civic. “Estamos muito satisfeitos com a performance do Focus e queremos crescer em vendas”, disse o gerente de marketing da Ford, Antônio Baltar. Se o investimento no motor e a futura campanha publicitária indicam isso, ficou no ar, no entanto, o sentimento de uma reestilização, já que o Focus foi lançado em 2000 e ainda não mudou. Quem sabe no próximo ano...Ah, ia me esquecendo: o preço do carro não mudou.
FICHA TÉCNICA
FOCUS FLEX
MOTOR: 1.6, 4 cilindros, 8 válvulas
POTÊNCIA: 113 cv (álc)/ 105 cv (gás)
CONSUMO: 7,8 km/l e 12,3 km/l(cidade); 11,7 km/l e 18,3 km/l (estrada)
PORTA-MALAS: 350 litros (hatch)/ 490 litros (sedan)
PREÇO: R$ 43.490,00 (GL)/R$ 46.950,00 (GLX)/ R$ 52.930 (Sedan)
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DN
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