Os discos de DVD podem estar com os dias contados no Brasil. Já estão desembarcando no país os primeiros equipamentos de Blu-ray e HD-DVD, tecnologias que devem substituir o padrão de mídia DVD. A primeira novidade a chegar por aqui é o drive da Sony, para computadores, que grava e lê discos no formato Blu-ray. O drive, modelo BWU-100A, é desenvolvido para permitir a gravação e a reprodução de vídeo de alta definição (High Definition - HD), bem como o armazenamento de grandes quantidades de dados.
O novo drive da Sony trabalha com discos de dimensões semelhantes às de um DVD tradicional, mas com capacidade de armazenamento cinco vezes maior — até 25 GB em um disco de camada simples e 50 GB em um disco de camada dupla. Assim, ele grava até quatro horas de imagens em alta definição ou mais de 20 horas no padrão atual de imagem (Standard Definition) utilizado nos DVDs comuns. Vale lembrar que, além de gravar discos BD-R e BD-RE de 25GB e 50GB (à velocidade máxima de 2x), o BWU-100A também grava DVDs e CDs.
Como acontece com toda nova tecnologia, o alto preço do equipamento é o que ainda restringe sua adoção. O aparelho tem preço sugerido de R$ 2.999 e já está à venda no site www.sonystyle.com.br. Enquanto o equipamento não atinge um preço mais atraente para o usuário de PC doméstico, o foco da Sony se concentra nos clientes corporativos com necessidade de alta capacidade de armazenamento de dados.
Quanto ao usuário doméstico, a empresa aposta na tendência da substituição da mídia de DVD tanto no entretenimento quanto nas necessidades de armazenamento de arquivos. ‘‘Estamos falando de home theaters, PlayStation, computadores, portáteis, automóveis, entre outros. Devemos lembrar também que tudo isso será potencializado com o início da TV digital no Brasil e da busca por armazenamento Full HD (High Definition)’’, destaca o gerente de marketing do Departamento de Informática da Sony Brasil, João Ribeiro.
HD-DVD
O HD-DVD (High Definition DVD), padrão concorrente do Blu-ray na corrida pela substituição do formato DVD, também tem seu representante desembarcando no mercado brasileiro. A Semp Toshiba pretende lançar por aqui no próximo mês o seu aparelho HD-A1 de leitura de HD-DVD. O equipamento será vendido por R$ 2.999,00.
Custando o mesmo preço do equipamento de Blu-ray da Sony, o HD-A1 tem o diferencial de ser um player de estante — que não é específico para ser instalado no computador, embora conte com uma porta USB — para uso em sistemas de vídeo e áudio no entretenimento doméstico. Outro detalhe é que o aparelho da Toshiba é apenas de leitura, isto é, não grava discos HD-DVD. Os discos de HD-DVD comportam 15 GB. Os de camada dupla chegam a armazenar 30 GB. Entretanto, a Toshiba anunciou no mês passado o desenvolvimento de um disco de até três camadas, cada uma com capacidade de 17 GB, totalizando 51 GB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário