quarta-feira, 25 de abril de 2007

Mundo das marcas: Lacoste - A Elegância do Crocodilo



A Lacoste é uma empresa francesa que fez de um “Crocodilo Verde” um símbolo de elegância e qualidade. Seu produto mais famoso é a camisa pólo com o crocodilo verde.

-História

Em 1927, o tenista francês René Lacoste foi o principal responsável pela primeira vitória francesa na Taça Davis e colecionou títulos nos famosos torneios de Roland Garros, Wimbledon e Forrest Hills.

René utilizou a figura de um crocodilo, baseado em seu apelido “Alligator”, dado pela agência de notícias Associated Press, após o tenista ter feito uma aposta com o capitão da equipe de tênis da França para Copa Davis.

O técnico prometeu oferecer-lhe uma mala de crocodilo se ele ganhasse um jogo importante para a sua equipe.

O público americano fixou este sobrenome que representava a tenacidade que o jogador demonstrou no terreno de tênis, não largando nunca a sua presa.

O amigo Robert George desenhou então para Lacoste um crocodilo que foi bordado na jaqueta que ele usava no terreno de jogo.

O uniforme inusitado apareceu pela primeira vez no Torneio Aberto dos Estados Unidos.

Dois anos depois, ele abandonou as quadras por causa de uma tuberculose e dedicou-se totalmente aos negócios da sua marca.

Em 1933, juntamente com André Gillier, dono de uma das maiores fábricas francesas de roupas, começaram a produzir camisas para tênis, golfe e iatismo, lançando o primeiro catálogo da marca.

A primeira camisa Lacoste era branca, ligeiramente mais curta que suas contemporâneas, de mangas curtas e com colarinho de bordos cortados.

A camisa constituiu imediatamente uma revolução junto aos jogadores de tênis da época, os quais usavam, nessa altura, durante os encontros, camisas de estilo clássico, em tecido tramado com duas teias, de mangas compridas.

Até a década de 40 a empresa investiu no progresso e crescimento das vendas junto ao consumidor.

Com a Segunda Guerra Mundial, a empresa interrompe a produção, retornando somente em 1946.

As exportações começaram em 1951 para a Itália, assim como a variedade de cores adicionada ao produto.

No ano seguinte a marca ingressa no mercado americano. A coleção para crianças foi lançada em 1959.

No ano seguinte a empresa começa a comercializar shorts e pólos listradas, acrescentando mais produtos ao seu catálogo.

René Lacoste revolucionou o mercado de tênis ao inventar em 1963 as raquetes feitas de aço, muito superior as feitas de madeira.

As raquetes eram distribuídas pela Wilson nos Estados Unidos.

Em 1968 a empresa firmou um contrato de licenciamento com Jean Patou para fabricação da colônia LACOSTE Eau de Toilette.

Em 1978 os produtos da marca começam a ser distribuídos no Brasil.

No ano de 1981 a empresa inaugura a primeira Boutique LACOSTE do mundo na Avenida Victor Hugo em Paris.

Em 1994 é aberta a primeira Boutique na China, ingressando no maior mercado consumidor do mundo.

Foi desta maneira que o “Crocodilo” da LACOSTE tornou-se famoso no mundo inteiro.

* A marca está presente em 109 países ao redor do mundo, contando com 73 boutiques próprias e tendo seus produtos vendidos em mais de 1.700 pontos de vendas que incluem lojas licenciadas, lojas de departamentos e grandes magazines.

* Todos os anos, cerca de 30 milhões de itens são vendidos sob o nome LACOSTE.

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A Lacoste é uma empresa francesa que fez de um “Crocodilo Verde” um símbolo de elegância e qualidade. Seu produto mais famoso é a camisa pólo com o crocodilo verde.

-História

Em 1927, o tenista francês René Lacoste foi o principal responsável pela primeira vitória francesa na Taça Davis e colecionou títulos nos famosos torneios de Roland Garros, Wimbledon e Forrest Hills.

René utilizou a figura de um crocodilo, baseado em seu apelido “Alligator”, dado pela agência de notícias Associated Press, após o tenista ter feito uma aposta com o capitão da equipe de tênis da França para Copa Davis.

O técnico prometeu oferecer-lhe uma mala de crocodilo se ele ganhasse um jogo importante para a sua equipe.

O público americano fixou este sobrenome que representava a tenacidade que o jogador demonstrou no terreno de tênis, não largando nunca a sua presa.

O amigo Robert George desenhou então para Lacoste um crocodilo que foi bordado na jaqueta que ele usava no terreno de jogo.

O uniforme inusitado apareceu pela primeira vez no Torneio Aberto dos Estados Unidos.

Dois anos depois, ele abandonou as quadras por causa de uma tuberculose e dedicou-se totalmente aos negócios da sua marca.

Em 1933, juntamente com André Gillier, dono de uma das maiores fábricas francesas de roupas, começaram a produzir camisas para tênis, golfe e iatismo, lançando o primeiro catálogo da marca.

A primeira camisa Lacoste era branca, ligeiramente mais curta que suas contemporâneas, de mangas curtas e com colarinho de bordos cortados.

A camisa constituiu imediatamente uma revolução junto aos jogadores de tênis da época, os quais usavam, nessa altura, durante os encontros, camisas de estilo clássico, em tecido tramado com duas teias, de mangas compridas.

Até a década de 40 a empresa investiu no progresso e crescimento das vendas junto ao consumidor.

Com a Segunda Guerra Mundial, a empresa interrompe a produção, retornando somente em 1946.

As exportações começaram em 1951 para a Itália, assim como a variedade de cores adicionada ao produto.

No ano seguinte a marca ingressa no mercado americano. A coleção para crianças foi lançada em 1959.

No ano seguinte a empresa começa a comercializar shorts e pólos listradas, acrescentando mais produtos ao seu catálogo.

René Lacoste revolucionou o mercado de tênis ao inventar em 1963 as raquetes feitas de aço, muito superior as feitas de madeira.

As raquetes eram distribuídas pela Wilson nos Estados Unidos.

Em 1968 a empresa firmou um contrato de licenciamento com Jean Patou para fabricação da colônia LACOSTE Eau de Toilette.

Em 1978 os produtos da marca começam a ser distribuídos no Brasil.

No ano de 1981 a empresa inaugura a primeira Boutique LACOSTE do mundo na Avenida Victor Hugo em Paris.

Em 1994 é aberta a primeira Boutique na China, ingressando no maior mercado consumidor do mundo.

Foi desta maneira que o “Crocodilo” da LACOSTE tornou-se famoso no mundo inteiro.

* A marca está presente em 109 países ao redor do mundo, contando com 73 boutiques próprias e tendo seus produtos vendidos em mais de 1.700 pontos de vendas que incluem lojas licenciadas, lojas de departamentos e grandes magazines.

* Todos os anos, cerca de 30 milhões de itens são vendidos sob o nome LACOSTE.
Postado por Igor Viana Marcadores:

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