quarta-feira, 18 de abril de 2007

GM aposta na versão Expression para chegar à liderança


A General Motors do Brasil está apostando suas fichas nas versões Expression do Vectra e da Zafira para cativar um número maior consumidores, principalmente frotistas. Na tentativa de retomar a liderança dos segmentos de sedãs médios e minivans no Brasil, a marca espera que a nova configuração proporcione um incremento de 25% nas vendas do Vectra e de 5% na Zafira, em relação ao ano passado.


Em números, isso representa que, até o final do ano, a marca pretende superar em mais de 8.200 unidades o número registrado pelo Vectra e pela Zafira em 2006. Apesar de terem propostas e objetivos iguais, a versão Expression tem posicionamento diferente em cada veículo. No Vectra, a nova configuração passa a ser o acabamento de entrada e, na minivan, a Expression está posicionada entre as versões Comfort e Elegance.


Para deixar o sedã mais competitivo, a GM não encontrou outra escolha a não ser retirar alguns equipamentos. Com preço sugerido de R$ 54.990, a nova versão de entrada do Vectra traz motor 2.0 Flexpower com potência de até 128 cavalos e 23,7 kgfm de torque, transmissão mecânica, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, entre outros.


Porém, os acabamentos interno e externo estão mais simples que os da versão Elegance. O painel de instrumentos tem fundo preto, o computador de bordo deu lugar a um display que informa apenas data, hora e temperatura externa, a maioria dos itens cromados foram substituídos por peças plásticas e, em vez de rodas de liga leve, a Expression conta com calotas.


Essas modificações possibilitaram a marca reduzir em R$ 9.624 o valor do sedã, que no pacote Elegance (antes de entrada) parte de R$ 64.614. Na casa dos R$ 54.990, o modelo Chevrolet ganha força na disputa ante o Renault Mégane (que custa os mesmos R$ 54.990) e o Honda Civic (R$ 62.860 a gasolina e R$ 64.430 bicombustível). O único que continua mais barato que o Vectra é justamente atual líder do segmento: o Toyota Corolla, que parte de R$ 53.149 e, equipado com câmbio automático, sai das concessionárias por R$ 57.685.


O Vectra com câmbio automático mais acessível tem preço de R$ 62.990 — antes, a configuração mais barata com essa transmissão custava R$ 68.663. Mas essa diferença de preço perante o Corolla não preocupa o gerente de marcas da General Motors do Brasil, Hermann Mahnke. “O Vectra conta com um motor 2.0 bicombustível contra um 1.6 movido somente a gasolina do Toyota, e traz mais itens de conforto e transmissão mais avançada”, disse.


Nas concessionárias desde o início de março, a nova configuração já começa a dar sinais de melhoria nas vendas do modelo. Nos três primeiros meses de 2007 foram emplacadas 5.837 unidades do Vectra. Vale ressaltar que o acabamento Elite não sofreu modificações e continua a ser vendido somente com a motorização 2.4 a partir de R$ 82.982. “Esperamos ter um mix de vendas em que a Elegance continue sendo o carro-chefe do Vectra, representando 55% das unidades vendidas. A Expression deve deter 30% do bolo e a Elite ficar com os 15% restantes”, analisou Mahnke.


Na Zafira a situação é diferente, mas a intensidade da briga por espaço no mercado é a mesma. Apesar de ser a única minivan nacional capaz de transportar sete pessoas, a Zafira corre atrás do Xsara Picasso, da Citroën. No ano passado, o modelo francês teve 42% de participação neste segmento, contra 35% da minivan Chevrolet.


Para tentar reverter esse panorama, a GM fez o caminho inverso ao do Vectra: além de todos os itens da versão de entrada Comfort, equipou a Zafira Expression com transmissão automática, piloto automático, airbags frontais e painel de instrumentos com fundo branco e anéis cromados. Este novo pacote tem preço de R$ 66.390 — R$ 4.984 a mais que a configuração de entrada, vendida por R$ 61.406. Disponível apenas com o propulsor 2.0 Flexpower — o mesmo do Vectra —, a minivan GM teve sua relação custo/benefício melhorada, acredita Mahnke.


“Esse reposicionamento de preço fez com que o consumidor conte com uma configuração com câmbio automático mais acessível. Antes, os clientes da marca tinham que desembolsar R$ 74.494 para comprar a minivan com câmbio automático”, afirmou o gerente de marcas ao mencionar que essa diferença de valores fará com que a versão Expression concentre 45% das vendas do modelo em 2007.


Esquentando a briga no segmento, a Zafira Expression chega ao consumidor mais barata que o Xsara Picasso (R$ 68.180), também dotado de motor 2.0 e transmissão automática. Disputando o terreno também aparece o Renault Scénic Expression 1.6 Flex automático, com preço sugerido de R$ 60.990. Este modelo ficou com apenas 24% dos compradores de minivans em 2006.


No mix de vendas previsto pela Chevrolet, a versão Comfort deve representar 15% das vendas e a Elegance (R$ 69.957) e a Elite (75.163) dividirem os outros 40%. No ano passado a minivan GM registrou 8.255 unidades vendidas e, nos três primeiros meses de 2007 acumula 1.975 emplacamentos.

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A General Motors do Brasil está apostando suas fichas nas versões Expression do Vectra e da Zafira para cativar um número maior consumidores, principalmente frotistas. Na tentativa de retomar a liderança dos segmentos de sedãs médios e minivans no Brasil, a marca espera que a nova configuração proporcione um incremento de 25% nas vendas do Vectra e de 5% na Zafira, em relação ao ano passado.


Em números, isso representa que, até o final do ano, a marca pretende superar em mais de 8.200 unidades o número registrado pelo Vectra e pela Zafira em 2006. Apesar de terem propostas e objetivos iguais, a versão Expression tem posicionamento diferente em cada veículo. No Vectra, a nova configuração passa a ser o acabamento de entrada e, na minivan, a Expression está posicionada entre as versões Comfort e Elegance.


Para deixar o sedã mais competitivo, a GM não encontrou outra escolha a não ser retirar alguns equipamentos. Com preço sugerido de R$ 54.990, a nova versão de entrada do Vectra traz motor 2.0 Flexpower com potência de até 128 cavalos e 23,7 kgfm de torque, transmissão mecânica, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, entre outros.


Porém, os acabamentos interno e externo estão mais simples que os da versão Elegance. O painel de instrumentos tem fundo preto, o computador de bordo deu lugar a um display que informa apenas data, hora e temperatura externa, a maioria dos itens cromados foram substituídos por peças plásticas e, em vez de rodas de liga leve, a Expression conta com calotas.


Essas modificações possibilitaram a marca reduzir em R$ 9.624 o valor do sedã, que no pacote Elegance (antes de entrada) parte de R$ 64.614. Na casa dos R$ 54.990, o modelo Chevrolet ganha força na disputa ante o Renault Mégane (que custa os mesmos R$ 54.990) e o Honda Civic (R$ 62.860 a gasolina e R$ 64.430 bicombustível). O único que continua mais barato que o Vectra é justamente atual líder do segmento: o Toyota Corolla, que parte de R$ 53.149 e, equipado com câmbio automático, sai das concessionárias por R$ 57.685.


O Vectra com câmbio automático mais acessível tem preço de R$ 62.990 — antes, a configuração mais barata com essa transmissão custava R$ 68.663. Mas essa diferença de preço perante o Corolla não preocupa o gerente de marcas da General Motors do Brasil, Hermann Mahnke. “O Vectra conta com um motor 2.0 bicombustível contra um 1.6 movido somente a gasolina do Toyota, e traz mais itens de conforto e transmissão mais avançada”, disse.


Nas concessionárias desde o início de março, a nova configuração já começa a dar sinais de melhoria nas vendas do modelo. Nos três primeiros meses de 2007 foram emplacadas 5.837 unidades do Vectra. Vale ressaltar que o acabamento Elite não sofreu modificações e continua a ser vendido somente com a motorização 2.4 a partir de R$ 82.982. “Esperamos ter um mix de vendas em que a Elegance continue sendo o carro-chefe do Vectra, representando 55% das unidades vendidas. A Expression deve deter 30% do bolo e a Elite ficar com os 15% restantes”, analisou Mahnke.


Na Zafira a situação é diferente, mas a intensidade da briga por espaço no mercado é a mesma. Apesar de ser a única minivan nacional capaz de transportar sete pessoas, a Zafira corre atrás do Xsara Picasso, da Citroën. No ano passado, o modelo francês teve 42% de participação neste segmento, contra 35% da minivan Chevrolet.


Para tentar reverter esse panorama, a GM fez o caminho inverso ao do Vectra: além de todos os itens da versão de entrada Comfort, equipou a Zafira Expression com transmissão automática, piloto automático, airbags frontais e painel de instrumentos com fundo branco e anéis cromados. Este novo pacote tem preço de R$ 66.390 — R$ 4.984 a mais que a configuração de entrada, vendida por R$ 61.406. Disponível apenas com o propulsor 2.0 Flexpower — o mesmo do Vectra —, a minivan GM teve sua relação custo/benefício melhorada, acredita Mahnke.


“Esse reposicionamento de preço fez com que o consumidor conte com uma configuração com câmbio automático mais acessível. Antes, os clientes da marca tinham que desembolsar R$ 74.494 para comprar a minivan com câmbio automático”, afirmou o gerente de marcas ao mencionar que essa diferença de valores fará com que a versão Expression concentre 45% das vendas do modelo em 2007.


Esquentando a briga no segmento, a Zafira Expression chega ao consumidor mais barata que o Xsara Picasso (R$ 68.180), também dotado de motor 2.0 e transmissão automática. Disputando o terreno também aparece o Renault Scénic Expression 1.6 Flex automático, com preço sugerido de R$ 60.990. Este modelo ficou com apenas 24% dos compradores de minivans em 2006.


No mix de vendas previsto pela Chevrolet, a versão Comfort deve representar 15% das vendas e a Elegance (R$ 69.957) e a Elite (75.163) dividirem os outros 40%. No ano passado a minivan GM registrou 8.255 unidades vendidas e, nos três primeiros meses de 2007 acumula 1.975 emplacamentos.
Postado por Igor Viana Marcadores: ,

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