terça-feira, 10 de abril de 2007

Mundo das marcas: Bombril - 1001 Utilidades

No Brasil não existe lã de aço, ninguém sabe o que é isso. Para conseguir esse produto aqui, você precisa chegar no mercado e pedir um pacote de Bombril. O nome é simples, criado a partir da mistura das palavras bom brilho, expressão que visa enaltecer as qualidades da própria lã de aço, primeiro produto da empresa.

História

Em 1948, Roberto Sampaio Ferreira recebeu como pagamento de uma dívida uma máquina de extração de esponjas de lã de aço, até então um produto importado, caro e pouco acessível. Nesse mesmo ano começou a fabricação da lã de aço com a fundação da empresa “Abrasivos Bombril”.

O produto tornou-se logo um sucesso por suas inúmeras utilidades. Como inicialmente o produto era vendido solto, não havia diferenciação a não ser a qualidade de Bom Bril.

Foi então que o produto começou a usar um pequeno selo vermelho. Logo depois as lãs de aço foram acondicionadas numa caixa feita de papelão na cor vermelha, ilustrada com uma dona de casa limpando panelas, dando o “Bom Brilho” de onde se originou o nome do produto.

No período de 1961 a 1973, a empresa cresce e inicia a incorporação de outras companhias, além do lançamento de inovações como a embalagem plástica com seis unidades (1964). Em 1978 foi criada, por Washington Olivetto e Francesc Petit, da agência DPZ, a figura do Garoto Bombril, representada pelo ator Carlos Moreno. Chega o ano de 1998 e se dá o lançamento de produtos sob o guarda chuvas da marca BomBril, como o Desengordurante, Limpa Limo, entre outros.

Um Case De Sucesso

Em 1978 foi inaugurada uma nova fase na comunicação da BomBril, e um marco na publicidade brasileira. Foi neste ano que Francesc Petit e Washington Olivetto, então na DPZ, introduziram uma figura que representasse as mudanças comportamentais da época.

Nesta época, a sociedade viu uma mudança de valores sendo registrada pela publicidade. O fato é que as mulheres, em especial, começavam a valorizar mais homens com um quê de desprotegidos, tímidos ou carentes em detrimento do estereótipo machão e atlético, “símbolo” de força e segurança.

Para personificar essa mudança, Petit e Olivetto fizeram testes com vários atores, até chegarem em Carlos Moreno, que parecia ser o melhor capacitado para incorporar o perfil exigido. Logo após a primeira aparição, o público consagrou o personagem, e aquele que seria apenas um personagem para anunciar um produto, tornou-se o porta voz de uma empresa junto a seu público.

Os anos passavam e o sucesso continuava. Em 1986, Olivetto abriu sua própria agência, a W/GGK, atual W/Brasil, e a BomBril acompanhou a mudança. É uma das únicas contas que estão na agência desde sua fundação até hoje.

O reconhecimento mundial não demorou e em 1994 a campanha da Bom Bril foi para o Guinness Book - Livro dos Recordes - como a série de publicidade mais longa do mundo. Se na mídia eletrônica a fórmula já era um sucesso, em 1997 ela se consagrou também na mídia impressa.

As contracapas de revistas contendo anúncios da marca viraram inclusive objeto de coleção de muitas pessoas por todo o país. O “Garoto Bombril” registrou diversas mudanças sociais e acontecimentos ao longo dos 26 anos em que está no ar, sempre se renovando e inovando.

O caso Monica Lewinski, o sucesso de Tiazinha, a agitação do Padre Marcelo Rossi, entre outros, são exemplos de alguns momentos registrados pela publicidade da Bom Bril, depois de mais de 250 comerciais de televisão e 80 anúncios de revistas. ”Qual será o próximo?”: esta é uma pergunta que fica no ar e na cabeça dos brasileiros.


* A marca virou sinônimo da empresa. Basta falar em BomBril que qualquer consumidor vai lembrar do produto que leva o mesmo nome.* O produto, que vende mais de 60 milhões de unidades por mês, está presente em mais de 90% dos lares brasileiros.

Nenhum comentário:

terça-feira, 10 de abril de 2007 às 1:58:00 AM |  
No Brasil não existe lã de aço, ninguém sabe o que é isso. Para conseguir esse produto aqui, você precisa chegar no mercado e pedir um pacote de Bombril. O nome é simples, criado a partir da mistura das palavras bom brilho, expressão que visa enaltecer as qualidades da própria lã de aço, primeiro produto da empresa.

História

Em 1948, Roberto Sampaio Ferreira recebeu como pagamento de uma dívida uma máquina de extração de esponjas de lã de aço, até então um produto importado, caro e pouco acessível. Nesse mesmo ano começou a fabricação da lã de aço com a fundação da empresa “Abrasivos Bombril”.

O produto tornou-se logo um sucesso por suas inúmeras utilidades. Como inicialmente o produto era vendido solto, não havia diferenciação a não ser a qualidade de Bom Bril.

Foi então que o produto começou a usar um pequeno selo vermelho. Logo depois as lãs de aço foram acondicionadas numa caixa feita de papelão na cor vermelha, ilustrada com uma dona de casa limpando panelas, dando o “Bom Brilho” de onde se originou o nome do produto.

No período de 1961 a 1973, a empresa cresce e inicia a incorporação de outras companhias, além do lançamento de inovações como a embalagem plástica com seis unidades (1964). Em 1978 foi criada, por Washington Olivetto e Francesc Petit, da agência DPZ, a figura do Garoto Bombril, representada pelo ator Carlos Moreno. Chega o ano de 1998 e se dá o lançamento de produtos sob o guarda chuvas da marca BomBril, como o Desengordurante, Limpa Limo, entre outros.

Um Case De Sucesso

Em 1978 foi inaugurada uma nova fase na comunicação da BomBril, e um marco na publicidade brasileira. Foi neste ano que Francesc Petit e Washington Olivetto, então na DPZ, introduziram uma figura que representasse as mudanças comportamentais da época.

Nesta época, a sociedade viu uma mudança de valores sendo registrada pela publicidade. O fato é que as mulheres, em especial, começavam a valorizar mais homens com um quê de desprotegidos, tímidos ou carentes em detrimento do estereótipo machão e atlético, “símbolo” de força e segurança.

Para personificar essa mudança, Petit e Olivetto fizeram testes com vários atores, até chegarem em Carlos Moreno, que parecia ser o melhor capacitado para incorporar o perfil exigido. Logo após a primeira aparição, o público consagrou o personagem, e aquele que seria apenas um personagem para anunciar um produto, tornou-se o porta voz de uma empresa junto a seu público.

Os anos passavam e o sucesso continuava. Em 1986, Olivetto abriu sua própria agência, a W/GGK, atual W/Brasil, e a BomBril acompanhou a mudança. É uma das únicas contas que estão na agência desde sua fundação até hoje.

O reconhecimento mundial não demorou e em 1994 a campanha da Bom Bril foi para o Guinness Book - Livro dos Recordes - como a série de publicidade mais longa do mundo. Se na mídia eletrônica a fórmula já era um sucesso, em 1997 ela se consagrou também na mídia impressa.

As contracapas de revistas contendo anúncios da marca viraram inclusive objeto de coleção de muitas pessoas por todo o país. O “Garoto Bombril” registrou diversas mudanças sociais e acontecimentos ao longo dos 26 anos em que está no ar, sempre se renovando e inovando.

O caso Monica Lewinski, o sucesso de Tiazinha, a agitação do Padre Marcelo Rossi, entre outros, são exemplos de alguns momentos registrados pela publicidade da Bom Bril, depois de mais de 250 comerciais de televisão e 80 anúncios de revistas. ”Qual será o próximo?”: esta é uma pergunta que fica no ar e na cabeça dos brasileiros.


* A marca virou sinônimo da empresa. Basta falar em BomBril que qualquer consumidor vai lembrar do produto que leva o mesmo nome.* O produto, que vende mais de 60 milhões de unidades por mês, está presente em mais de 90% dos lares brasileiros.
Postado por Igor Viana Marcadores:

0 comentários: