sábado, 14 de abril de 2007

Mundo das marcas: Johnnie Walker



Johnnie Walker é uma história de determinação que se estende por três gerações de uma família. Cada geração compartilhou da mesma paixão pela fabricação e destilação do whisky.

Johnnie era filho do fazendeiro, Alexander Walker, que morreu em 1819, porém o jovem rapaz, então com 15 anos, era muito novo para continuar tocando a fazenda da família.

Com a venda da fazenda, John abriu uma pequena mercearia em 1820 na cidade de Kilmarnock na Escócia, investindo 417 libras no novo negócio. O pequeno estabelecimento vendia chás, vinhos, bebidas e comidas secas, começando a desenvolver uma clientela de alta reputação.

Enquanto isso, o mercado de whisky estava mudando no mundo inteiro. As destilarias, muitas delas ilícitas, começaram a se profissionalizar e John viu uma grande oportunidade de ingressar nesse ramo de atividade, começando a destilar whisky.

Utilizando toda sua habilidade, iniciou a produção de whisky, vendendo o produto para seus clientes, que logo começaram a exigir um nome para o produto. Foi neste momento que o whisky ganhou o nome de Johnnie Walker.

Em 1857, o filho de John, Alexander, assumiu os negócios da família com a morte de seu pai. Em 1865 surgiu o percussor do Black Label chamado Walker Old Highland Whisky.

Em 1867, criou a etiqueta para o whisky, muito parecida com a etiqueta atual do Black Label.

Em 1876, conseguiu registrar como marca, o modelo da tradicional garrafa quadrada e as cores preta e ouro das escritas de seu rótulo.

Em 1880, abriu escritório na cidade Londres, por onde exportava seu produto para o resto do mundo. Quando Alexander morreu em 1889, deixou o negócio para seus dois filhos, George e Alexander.

Alexander ficava responsável pela produção dos whiskys e George viajava o mundo estabelecendo uma rede de distribuição.

Em 1893 os irmãos compraram a destilaria que fabricava o whisky Cardhu. Em 1909, quando foram lançados o Red Label (um whisky destilado 8 anos e antes conhecido com Very Special Old Highland Whisky) e o Black Label (um whisky destilado 12 anos e antes conhecido como Extra Special Old Highland Whisky), os dois irmãos contrataram o desenhista Tom Browne, para criar uma imagem que fosse sinônimo de seus produtos.

O artista desenhou um homem andando (Striding Man) que vestia cartola, smoking e botas, surgindo assim um dos ícones da publicidade mundial.

Em 1920, podia-se encontrar os whiskys Johnnie Walker em 120 países.

Em 1925, a empresa foi comprada pela Distillers Company Limited.

Em 1933, foi condecorada como fornecedora oficial de whisky do rei George V. Nas décadas de 30 e 40, investiu no setor de distribuição para popularizar ainda mais a marca pelo mundo.

Em 1968 inaugurou uma nova destilaria para atender a grande demanda.

Em 1992 lançou no mercado os whiskys Blue Label e o Gold Label.

A famosa campanha publicitária com o famoso slogan “Keep Wlaking” foi lançada em 1999 mundialmente, reforçando ainda mais a posição líder de seus produtos.

Keep WalkingA marca efetuou sua primeira ação publicitária global em 1999 com o lançamento da campanha “Keep Walking”, criada pela agência de publicidade BBH com custo inicial de US$ 150 milhões.

O conceito da campanha era simples, “continue andando”, representando o progresso e pioneirismo dos produtores da marca.

Atualmente, uma das campanhas publicitárias mais bem sucedidas do mundo, está presente em mais de 120 países ao redor do mundo.
.

* Atualmente a empresa possui 27 destilarias espalhadas pela Escócia, vendendo cerca de 120 milhões de garrafas por ano.

* O whisky Johnnie Walker é o mais vendido do mundo, estando presente em 200 diferentes mercados e vendendo 10 milhões de garrafas a mais que seu principal rival (alcançando vendas anuais de 11 milhões de caixas).

* O RED LABEL é o whisky mais consumido e conhecido do mundo, tendo o Brasil como quarto principal mercado para a marca no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, Grécia e Tailândia.

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sábado, 14 de abril de 2007 às 7:40:00 AM |  


Johnnie Walker é uma história de determinação que se estende por três gerações de uma família. Cada geração compartilhou da mesma paixão pela fabricação e destilação do whisky.

Johnnie era filho do fazendeiro, Alexander Walker, que morreu em 1819, porém o jovem rapaz, então com 15 anos, era muito novo para continuar tocando a fazenda da família.

Com a venda da fazenda, John abriu uma pequena mercearia em 1820 na cidade de Kilmarnock na Escócia, investindo 417 libras no novo negócio. O pequeno estabelecimento vendia chás, vinhos, bebidas e comidas secas, começando a desenvolver uma clientela de alta reputação.

Enquanto isso, o mercado de whisky estava mudando no mundo inteiro. As destilarias, muitas delas ilícitas, começaram a se profissionalizar e John viu uma grande oportunidade de ingressar nesse ramo de atividade, começando a destilar whisky.

Utilizando toda sua habilidade, iniciou a produção de whisky, vendendo o produto para seus clientes, que logo começaram a exigir um nome para o produto. Foi neste momento que o whisky ganhou o nome de Johnnie Walker.

Em 1857, o filho de John, Alexander, assumiu os negócios da família com a morte de seu pai. Em 1865 surgiu o percussor do Black Label chamado Walker Old Highland Whisky.

Em 1867, criou a etiqueta para o whisky, muito parecida com a etiqueta atual do Black Label.

Em 1876, conseguiu registrar como marca, o modelo da tradicional garrafa quadrada e as cores preta e ouro das escritas de seu rótulo.

Em 1880, abriu escritório na cidade Londres, por onde exportava seu produto para o resto do mundo. Quando Alexander morreu em 1889, deixou o negócio para seus dois filhos, George e Alexander.

Alexander ficava responsável pela produção dos whiskys e George viajava o mundo estabelecendo uma rede de distribuição.

Em 1893 os irmãos compraram a destilaria que fabricava o whisky Cardhu. Em 1909, quando foram lançados o Red Label (um whisky destilado 8 anos e antes conhecido com Very Special Old Highland Whisky) e o Black Label (um whisky destilado 12 anos e antes conhecido como Extra Special Old Highland Whisky), os dois irmãos contrataram o desenhista Tom Browne, para criar uma imagem que fosse sinônimo de seus produtos.

O artista desenhou um homem andando (Striding Man) que vestia cartola, smoking e botas, surgindo assim um dos ícones da publicidade mundial.

Em 1920, podia-se encontrar os whiskys Johnnie Walker em 120 países.

Em 1925, a empresa foi comprada pela Distillers Company Limited.

Em 1933, foi condecorada como fornecedora oficial de whisky do rei George V. Nas décadas de 30 e 40, investiu no setor de distribuição para popularizar ainda mais a marca pelo mundo.

Em 1968 inaugurou uma nova destilaria para atender a grande demanda.

Em 1992 lançou no mercado os whiskys Blue Label e o Gold Label.

A famosa campanha publicitária com o famoso slogan “Keep Wlaking” foi lançada em 1999 mundialmente, reforçando ainda mais a posição líder de seus produtos.

Keep WalkingA marca efetuou sua primeira ação publicitária global em 1999 com o lançamento da campanha “Keep Walking”, criada pela agência de publicidade BBH com custo inicial de US$ 150 milhões.

O conceito da campanha era simples, “continue andando”, representando o progresso e pioneirismo dos produtores da marca.

Atualmente, uma das campanhas publicitárias mais bem sucedidas do mundo, está presente em mais de 120 países ao redor do mundo.
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* Atualmente a empresa possui 27 destilarias espalhadas pela Escócia, vendendo cerca de 120 milhões de garrafas por ano.

* O whisky Johnnie Walker é o mais vendido do mundo, estando presente em 200 diferentes mercados e vendendo 10 milhões de garrafas a mais que seu principal rival (alcançando vendas anuais de 11 milhões de caixas).

* O RED LABEL é o whisky mais consumido e conhecido do mundo, tendo o Brasil como quarto principal mercado para a marca no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, Grécia e Tailândia.
Postado por Igor Viana Marcadores:

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