sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Paixão dourada. Cremosa, gelada e de aparência cristalina, a cerveja é a bebida mais popular nos dois hemisférios


Os entusiastas asseguram que não existe ocasião específica para se saborear uma cerveja. Segundo eles, toda hora é propícia à degustação da bebida. De preferência, geladíssima, como se convencionou apreciá-la no Brasil, com o branco adornando o casco (o famoso efeito “mofado” ou “véu de noiva”). E, claro, ladeado de bons amigos.

Companhia dileta num dia de calor e no intervalo do futebol, a cerveja é também a bebida preferida na happy-hour, juntamente com o chope, seu irmão etilíco. Para equilibrar o sabor e contornar a embriaguez, uma porção de tira-gosto é bem-vinda. Afinal, beber, para alguns, é também sinônimo de petiscar.

Ninguém precisa temer gastos elevados. A “loura” é parceira pouco exigente: aceita uma infinidade de tira-gostos, quase todos de preço acessível. Rodelas de calabresa, azeitona, torresmo, espetinhos, bolinha de peixe, amendoim, pastéis, carne-de-sol e macaxeira frita, por exemplo, são escolhas corretas. Antes de sorver o primeiro copo, contudo, um brinde se faz necessário, sempre.

Afinidade antiga

A exemplo do pão, a cerveja é um milagre culinário de baixo custo. Aliás, em suas formulações básicas, os insumos destes alimentos são quase os mesmos: água, cevada, lúpulo e levedura. Gramínea típica das regiões temperadas, a cevada, durante a floração, produz grãos ovalados que, após a colheita, são colocados para germinar.

Este processo é interrompido antes que uma nova planta se origine. Rico em amido, o novo grão recebe o nome de malte, a matéria-prima crucial da cerveja. Embora a bebida produzida a partir da cevada goze de popularidade mundial, outros grãos, a exemplo do trigo, do arroz e do milho, podem ser utilizados na fabricação da cerveja, em associação com o malte.

Engana-se, porém, quem pensa que a “loura” é criação de séculos recentes, fruto do aperfeiçoamento tecnológico. Trata-se, na verdade, de paixão antiqüíssima, intimamente ligada ao desenvolvimento da agricultura e à difusão do cultivo do trigo e da cevada. Por apresentar nutrientes semelhantes aos do pão, era chamada de “pão líquido”.

Relíquia da pré-história do homem, a cerveja assistiu ao fim do nomadismo, consolidando-se como bebida das primeiras civilizações – existem inúmeros registros de seu consumo na Mesopotâmia e no Egito, por exemplo. Com o passar dos séculos, assistiu ao alvorecer da Idade Média sem perder sua importância social e até religiosa – muitas cervejas artesanais, hoje consagradas, foram inicialmente fabricadas em mosteiros.

Hoje, a bebida é produzida em todos os continentes; e, com exceção de França, Itália, Portugal e Grécia, todos os países consomem mais cerveja do que vinho. Segundo balanço de 2004, neste mercado, o Brasil só perde para a China (27 bilhões de litros/ano), os Estados Unidos (23,6 bilhões de litros/ano), a Alemanha (10,5 bilhões de litros/ano) e a Rússia (9 bilhões de litros/ano). No mesmo período, a produção nacional totalizou 8,5 bilhões de litros.

Porém, no consumo per capita, o Brasil, com uma média de 47,6 litros/ano por habitante, encontra-se em 30º lugar, atrás de muitos outros países, como República Checa, Irlanda, Áustria, México e Japão. Após um relativo crescimento proporcionado pela estabilidade do Plano Real, essa média se estagnou nos últimos anos. Todos os dados acima indicados foram divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).
.

O levantamento do Sindicerv revela ainda a elevada tributação que pesa sobre a bebida. Na saída da fábrica, seu custo ( R$ 0,60/litro) é um dos menores do mundo. Porém, até chegar ao consumidor final, o valor da cerveja sofre inúmeros acréscimos: quase 40% de impostos, mais as despesas de distribuição e varejo.

Produção

O rigor na seleção dos insumos é fundamental para assegurar a qualidade de uma cerveja. Embora a tecnologia permita manipular as propriedades da água para aplicação industrial, muitos fabricantes de renome preferem usá-la em condições naturais. A água leve, de regiões montanhosas, é ideal para as cervejas menos encorpadas; já a água pesada, rica em sais minerais, é indicada para a produção de cervejas amargas.

Cultivada em áreas frias do hemisfério norte, o famoso lúpulo é uma planta trepadeira da família das canabáceas. Rica em óleos e resinas amargas, sua flor é usada pela indústria para conferir sabor e aroma à cerveja (no Brasil, este insumo é importado). O que se chama de levedura corresponde ao fungo injetado nos tanques de fermentação para promover a conversão dos açúcares em álcool e gás carbônico.

A cadeia produtiva da cerveja, em geral, reúne algumas etapas cruciais. Na brassagem, após a moagem do malte, a massa resultante é pulverizada com água aquecida para a remoção dos resíduos fermentáveis. A mistura é, então, filtrada para que haja uma separação do bagaço. A parte remanescente é o que se chama de mosto. Transferido para grandes tachos, o mosto é levado à fervura (dependendo do tipo de cerveja em produção, o lúpulo é acrescido antes ou depois desta cocção).

Após resfriamento, o mosto segue para os tanques de fermentação, já inoculados com os lêvedos. A duração deste processo é variável e tem implicações diretas nas características organolépticas do produto. Concluída a etapa, a cerveja é novamente resfriada e, após elimanação das impurezas por decantação, é filtrada. A filtração não altera a composição e o sabor da bebida, mas é fundamental para garantir sua apresentação, conferindo-lhe um aspecto cristalino.

O enchimento é a fase final do processo – no Brasil, a cerveja é envasada em garrafas de vidro e latas de alumínio. Após a vedação, o produto é pasteurizado para ter sua validade ampliada. Quando consumida fresca, diretamente do barril e sem pausterização, a cerveja é chamada de chope, outro ícone dos bares.

"Mitologia" e classificação das "cervas"

A complexidade da cerveja impede que a bebida seja classificada simplesmente como artigo etílico, de consumo moderado. Muitos entusiastas da “louríssima” alegam que, devido à sua composição, ela seria um alimento forte e nutritivo. A observação é pertinente.

Professor do curso de Nutrição da Uece, onde integra o Núcleo Experimental de Ciência e Tecnologia de Alimentos Regionais (NECTAR), Pádua Valença ratifica as virtudes da bebida. Segundo ele, qualquer cerveja apresenta mais de 400 compostos que lhe conferem propriedades nutricionais e funcionais (carboidratos, vitaminas, sais minerais, fibra alimentar e compostos fenólicos antioxidantes, sobretudo).

.

“Seu consumo comedido tem um efeito estimulante sobre as funções digestivas, hepática e intestinal, além de exercer um efeito calmante sobre o sistema nervoso e de estimular o metabolismo. Também são igualmente conhecidos os seus efeitos diuréticos”, ressalta.

"Barriguinha"

Sobre a bebida, porém, paira um mito: ela provocaria barriguinhas salientes em seus consumidores “mais assíduos”. Há quem conteste os riscos de obesidade. Mas, afinal, a bebida seria engordativa? “Desde que o seu consumo seja parte integrante de uma dieta equilibrada e se faça com moderação, beber cerveja não engorda”, diz Valença

Para ele, a famosa“ barriguinha” resulta de três fatores: herança genética, o estilo de vida sedentário de muitos bebedores e, claro, a ingestão do produto com petiscos ricos em gordura. “É preciso se reeducar. Existem alguns tira-gostos lights, como o filé de peito de frango, o kani, o palmito e o pepino, por exemplo. Por outro lado, ao consumir álcool, sofremos com a perda de sais minerais e a desidratação. Por isso, é sempre bom beber muita água durante a ingestão de cervejas”, destaca.

.

O especialista também alerta para outros riscos ocasionados pelo consumo abusivo do produto. “Tomar cerveja de estômago vazio provoca hipoglicemia – baixas taxas de açúcar no sangue – com sintomas de palidez, tontura e mal-estar. Seu uso contínuo pode levar ao alcoolismo e, em casos crônicos, causar problemas no fígado, além de doenças do aparelho digestivo, como gastrites e úlceras”, informa.

As considerações, todavia, não são válidas para as variedades sem álcool, cujo processo produtivo difere do artigo tradicional (sobretudo no processo de fermentação). Como ela apresenta um teor etílico reduzido, seu efeito desidrante também é menor.

Diversidade

As cervejas podem ser classificadas pelo teor de álcool, pelo malte ou grão empregado na sua formulação ou e de acordo com o tipo de fermentação (procedimento mais recorrente). Infelizmente, apesar da diversidade de rótulos e variedades existentes, o mercado brasileiro (e Fortaleza mais ainda) é excluído desta oferta. A escassez impede que o consumidor local aprimore seu paladar e reconheça as peculiaridades de cada produto, bem como se familiarize com as possibilidades de harmonização da bebida (que pratos combinam melhor com a “loura”?).

.

No processo de baixa fermentação, o mais popular no mundo, a cerveja fica exposta a temperaturas frias e nela é inoculado lêvedos que permanecem no fundo do tanque. De cor dourada e cristalina, e sabor leve, são chamadas de lager. As mais famosas cervejas deste grupo são as pilsen. Originária da República Checa, é a variedade mais popular; no Brasil, domina 98% do mercado. Marcas famosas: Antarctica, Bohemia, Skol e Brahma (Brasil); Heineken (holandesa); Stella Artois (belga); Carlsberg (dinamarquesa); e Sol (mexicana). Existem ainda as lager do tipo bock (coloração intensa e maior teor de álcool), e as escuras, de sabor forte (Malzbier e Caracu, por exemplo).
.

Já no processo de alta fermentação, a cerveja é mantida entre 20ºC e 25ºC – o fungo injetado flutua na bebida, gerando um produto de cor cobre-avermelhada e paladar marcante. Chamadas de ale, as bebidas deste grupo são mais comuns no hemisfério norte. Os rótulos mais conhecidos são a Guiness (irlandesa) e as do tipo Weiss, feitas com trigo, notável legado alemão (marcas como Paulaner, Erdinger e Hofbräuhaus). Para estas cervas, o padrão “estupidamente gelado” não se aplica. O ideal é saboreá-las em temperaturas mais amenas, respeitando sua corpulência e paladar.

Para beber com responsabilidade

Cansado da cerveja diária, gelada em demasia e acompanhada dos petiscos de sempre? Para os que almejam um pouco de inovação, Fortaleza reserva alguns lugares, pouquíssimos é verdade, onde o apreciador da “loura” pode saborear muitas marcas e variedades escassas no mercado local. Ou ainda, degustar um produto artesanal, original, feito por um mestre tarimbado.

Comecemos pela segunda opção. Reduto do humor cearense que cativa os turistas, a “Lupus Bier” é também sinônimo de chope de qualidade. Em funcionamento há cinco anos, a casa de quase dois mil metros quadrados é a única microcervejaria do Ceará. Duas vezes por semana, segundo o proprietário Lissandro Turatti, os equipamentos são acionados para produzir os quatro mil litros de chope consumidos semanalmente.

A bebida é vendida na versão tradicional e nos sabores abacaxi e limão (R$ 2,70, a caneca de 380ml). Para petiscar, de sexta à sábado, é oferecido um bufê de massas e pizzas (R$ 19,90/cliente). “Usamos malte, lúpulo e levedura importados. Nossos consumidores sabem que aqui encontrarão um produto de qualidade, sempre”, diz o gaúcho Turatti. Para os que desejam privacidade, a “Lupus” possui 10 ilhas (mesas com equipamento especial), onde o cliente pode degustar seu chope à vontade (R$ 70,00 por 10 litros da bebida).

"Casa da cerveja"

Para que o Ceará se familiarizasse com os muitos sabores da cerveja, foi necessário que uma trinca de paulista se instalasse por estas bandas e fundasse a “Bier Häus”, recentíssimo point que tem na “louríssima” seu atrativo maior. O cardápio lista mais de oitenta rótulos, de procedências diversas (nacionais e importadas, de grandes fabricantes ou de produtores artesanais). Os preços oscilam entre R$ 2,80 e R$ 75,00.

.

Os mais afeitos à bebida têm agora um reduto obrigatório, com cara de “pub”, decorado com mais de 450 escudos de cervejarias do mundo inteiro. Anexo ao balcão, um painel reúne frases que enaltecem a “loura” – Baudelaire, Frank Zappa, Shakespeare, Platão e Homer Simpson(!) estão entre os “filósofos da bebida”.

Na “Bier Häus”, é possível saborear marcas brasileiras apreciadas por especialistas (“Devassa”, “Eisenbahn”, “Baden Baden”, “Therezópolis” e “Backer”) e se deliciar com as cobiçadas “cervas” estrangeiras. Cada produto é servido no seu copo específico, estampado com o brasão do fabricante. Para beliscar, o menu lista 30 opções petiscos fartos.

“Queremos estimular o consumo de cervejas nobres. Enfrentamos dificuldades logísticas para manter os estoques, já que muitos produtos não têm distribuição local, mas a satisfação dos clientes compensa. Eles entendem a proposta da casa”, destaca Cristiano Oliveira, um dos proprietários.

Serviço:
"Bier Häus": Avenida Padre Antônio Tomás, 2330, Aldeota. Telefone: 3224.6796
"Lupus Bier": Rua dos Tabajaras, 340, Praia de Iracema. Telefone: 3219-2829
dn

Nenhum comentário:


Os entusiastas asseguram que não existe ocasião específica para se saborear uma cerveja. Segundo eles, toda hora é propícia à degustação da bebida. De preferência, geladíssima, como se convencionou apreciá-la no Brasil, com o branco adornando o casco (o famoso efeito “mofado” ou “véu de noiva”). E, claro, ladeado de bons amigos.

Companhia dileta num dia de calor e no intervalo do futebol, a cerveja é também a bebida preferida na happy-hour, juntamente com o chope, seu irmão etilíco. Para equilibrar o sabor e contornar a embriaguez, uma porção de tira-gosto é bem-vinda. Afinal, beber, para alguns, é também sinônimo de petiscar.

Ninguém precisa temer gastos elevados. A “loura” é parceira pouco exigente: aceita uma infinidade de tira-gostos, quase todos de preço acessível. Rodelas de calabresa, azeitona, torresmo, espetinhos, bolinha de peixe, amendoim, pastéis, carne-de-sol e macaxeira frita, por exemplo, são escolhas corretas. Antes de sorver o primeiro copo, contudo, um brinde se faz necessário, sempre.

Afinidade antiga

A exemplo do pão, a cerveja é um milagre culinário de baixo custo. Aliás, em suas formulações básicas, os insumos destes alimentos são quase os mesmos: água, cevada, lúpulo e levedura. Gramínea típica das regiões temperadas, a cevada, durante a floração, produz grãos ovalados que, após a colheita, são colocados para germinar.

Este processo é interrompido antes que uma nova planta se origine. Rico em amido, o novo grão recebe o nome de malte, a matéria-prima crucial da cerveja. Embora a bebida produzida a partir da cevada goze de popularidade mundial, outros grãos, a exemplo do trigo, do arroz e do milho, podem ser utilizados na fabricação da cerveja, em associação com o malte.

Engana-se, porém, quem pensa que a “loura” é criação de séculos recentes, fruto do aperfeiçoamento tecnológico. Trata-se, na verdade, de paixão antiqüíssima, intimamente ligada ao desenvolvimento da agricultura e à difusão do cultivo do trigo e da cevada. Por apresentar nutrientes semelhantes aos do pão, era chamada de “pão líquido”.

Relíquia da pré-história do homem, a cerveja assistiu ao fim do nomadismo, consolidando-se como bebida das primeiras civilizações – existem inúmeros registros de seu consumo na Mesopotâmia e no Egito, por exemplo. Com o passar dos séculos, assistiu ao alvorecer da Idade Média sem perder sua importância social e até religiosa – muitas cervejas artesanais, hoje consagradas, foram inicialmente fabricadas em mosteiros.

Hoje, a bebida é produzida em todos os continentes; e, com exceção de França, Itália, Portugal e Grécia, todos os países consomem mais cerveja do que vinho. Segundo balanço de 2004, neste mercado, o Brasil só perde para a China (27 bilhões de litros/ano), os Estados Unidos (23,6 bilhões de litros/ano), a Alemanha (10,5 bilhões de litros/ano) e a Rússia (9 bilhões de litros/ano). No mesmo período, a produção nacional totalizou 8,5 bilhões de litros.

Porém, no consumo per capita, o Brasil, com uma média de 47,6 litros/ano por habitante, encontra-se em 30º lugar, atrás de muitos outros países, como República Checa, Irlanda, Áustria, México e Japão. Após um relativo crescimento proporcionado pela estabilidade do Plano Real, essa média se estagnou nos últimos anos. Todos os dados acima indicados foram divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).
.

O levantamento do Sindicerv revela ainda a elevada tributação que pesa sobre a bebida. Na saída da fábrica, seu custo ( R$ 0,60/litro) é um dos menores do mundo. Porém, até chegar ao consumidor final, o valor da cerveja sofre inúmeros acréscimos: quase 40% de impostos, mais as despesas de distribuição e varejo.

Produção

O rigor na seleção dos insumos é fundamental para assegurar a qualidade de uma cerveja. Embora a tecnologia permita manipular as propriedades da água para aplicação industrial, muitos fabricantes de renome preferem usá-la em condições naturais. A água leve, de regiões montanhosas, é ideal para as cervejas menos encorpadas; já a água pesada, rica em sais minerais, é indicada para a produção de cervejas amargas.

Cultivada em áreas frias do hemisfério norte, o famoso lúpulo é uma planta trepadeira da família das canabáceas. Rica em óleos e resinas amargas, sua flor é usada pela indústria para conferir sabor e aroma à cerveja (no Brasil, este insumo é importado). O que se chama de levedura corresponde ao fungo injetado nos tanques de fermentação para promover a conversão dos açúcares em álcool e gás carbônico.

A cadeia produtiva da cerveja, em geral, reúne algumas etapas cruciais. Na brassagem, após a moagem do malte, a massa resultante é pulverizada com água aquecida para a remoção dos resíduos fermentáveis. A mistura é, então, filtrada para que haja uma separação do bagaço. A parte remanescente é o que se chama de mosto. Transferido para grandes tachos, o mosto é levado à fervura (dependendo do tipo de cerveja em produção, o lúpulo é acrescido antes ou depois desta cocção).

Após resfriamento, o mosto segue para os tanques de fermentação, já inoculados com os lêvedos. A duração deste processo é variável e tem implicações diretas nas características organolépticas do produto. Concluída a etapa, a cerveja é novamente resfriada e, após elimanação das impurezas por decantação, é filtrada. A filtração não altera a composição e o sabor da bebida, mas é fundamental para garantir sua apresentação, conferindo-lhe um aspecto cristalino.

O enchimento é a fase final do processo – no Brasil, a cerveja é envasada em garrafas de vidro e latas de alumínio. Após a vedação, o produto é pasteurizado para ter sua validade ampliada. Quando consumida fresca, diretamente do barril e sem pausterização, a cerveja é chamada de chope, outro ícone dos bares.

"Mitologia" e classificação das "cervas"

A complexidade da cerveja impede que a bebida seja classificada simplesmente como artigo etílico, de consumo moderado. Muitos entusiastas da “louríssima” alegam que, devido à sua composição, ela seria um alimento forte e nutritivo. A observação é pertinente.

Professor do curso de Nutrição da Uece, onde integra o Núcleo Experimental de Ciência e Tecnologia de Alimentos Regionais (NECTAR), Pádua Valença ratifica as virtudes da bebida. Segundo ele, qualquer cerveja apresenta mais de 400 compostos que lhe conferem propriedades nutricionais e funcionais (carboidratos, vitaminas, sais minerais, fibra alimentar e compostos fenólicos antioxidantes, sobretudo).

.

“Seu consumo comedido tem um efeito estimulante sobre as funções digestivas, hepática e intestinal, além de exercer um efeito calmante sobre o sistema nervoso e de estimular o metabolismo. Também são igualmente conhecidos os seus efeitos diuréticos”, ressalta.

"Barriguinha"

Sobre a bebida, porém, paira um mito: ela provocaria barriguinhas salientes em seus consumidores “mais assíduos”. Há quem conteste os riscos de obesidade. Mas, afinal, a bebida seria engordativa? “Desde que o seu consumo seja parte integrante de uma dieta equilibrada e se faça com moderação, beber cerveja não engorda”, diz Valença

Para ele, a famosa“ barriguinha” resulta de três fatores: herança genética, o estilo de vida sedentário de muitos bebedores e, claro, a ingestão do produto com petiscos ricos em gordura. “É preciso se reeducar. Existem alguns tira-gostos lights, como o filé de peito de frango, o kani, o palmito e o pepino, por exemplo. Por outro lado, ao consumir álcool, sofremos com a perda de sais minerais e a desidratação. Por isso, é sempre bom beber muita água durante a ingestão de cervejas”, destaca.

.

O especialista também alerta para outros riscos ocasionados pelo consumo abusivo do produto. “Tomar cerveja de estômago vazio provoca hipoglicemia – baixas taxas de açúcar no sangue – com sintomas de palidez, tontura e mal-estar. Seu uso contínuo pode levar ao alcoolismo e, em casos crônicos, causar problemas no fígado, além de doenças do aparelho digestivo, como gastrites e úlceras”, informa.

As considerações, todavia, não são válidas para as variedades sem álcool, cujo processo produtivo difere do artigo tradicional (sobretudo no processo de fermentação). Como ela apresenta um teor etílico reduzido, seu efeito desidrante também é menor.

Diversidade

As cervejas podem ser classificadas pelo teor de álcool, pelo malte ou grão empregado na sua formulação ou e de acordo com o tipo de fermentação (procedimento mais recorrente). Infelizmente, apesar da diversidade de rótulos e variedades existentes, o mercado brasileiro (e Fortaleza mais ainda) é excluído desta oferta. A escassez impede que o consumidor local aprimore seu paladar e reconheça as peculiaridades de cada produto, bem como se familiarize com as possibilidades de harmonização da bebida (que pratos combinam melhor com a “loura”?).

.

No processo de baixa fermentação, o mais popular no mundo, a cerveja fica exposta a temperaturas frias e nela é inoculado lêvedos que permanecem no fundo do tanque. De cor dourada e cristalina, e sabor leve, são chamadas de lager. As mais famosas cervejas deste grupo são as pilsen. Originária da República Checa, é a variedade mais popular; no Brasil, domina 98% do mercado. Marcas famosas: Antarctica, Bohemia, Skol e Brahma (Brasil); Heineken (holandesa); Stella Artois (belga); Carlsberg (dinamarquesa); e Sol (mexicana). Existem ainda as lager do tipo bock (coloração intensa e maior teor de álcool), e as escuras, de sabor forte (Malzbier e Caracu, por exemplo).
.

Já no processo de alta fermentação, a cerveja é mantida entre 20ºC e 25ºC – o fungo injetado flutua na bebida, gerando um produto de cor cobre-avermelhada e paladar marcante. Chamadas de ale, as bebidas deste grupo são mais comuns no hemisfério norte. Os rótulos mais conhecidos são a Guiness (irlandesa) e as do tipo Weiss, feitas com trigo, notável legado alemão (marcas como Paulaner, Erdinger e Hofbräuhaus). Para estas cervas, o padrão “estupidamente gelado” não se aplica. O ideal é saboreá-las em temperaturas mais amenas, respeitando sua corpulência e paladar.

Para beber com responsabilidade

Cansado da cerveja diária, gelada em demasia e acompanhada dos petiscos de sempre? Para os que almejam um pouco de inovação, Fortaleza reserva alguns lugares, pouquíssimos é verdade, onde o apreciador da “loura” pode saborear muitas marcas e variedades escassas no mercado local. Ou ainda, degustar um produto artesanal, original, feito por um mestre tarimbado.

Comecemos pela segunda opção. Reduto do humor cearense que cativa os turistas, a “Lupus Bier” é também sinônimo de chope de qualidade. Em funcionamento há cinco anos, a casa de quase dois mil metros quadrados é a única microcervejaria do Ceará. Duas vezes por semana, segundo o proprietário Lissandro Turatti, os equipamentos são acionados para produzir os quatro mil litros de chope consumidos semanalmente.

A bebida é vendida na versão tradicional e nos sabores abacaxi e limão (R$ 2,70, a caneca de 380ml). Para petiscar, de sexta à sábado, é oferecido um bufê de massas e pizzas (R$ 19,90/cliente). “Usamos malte, lúpulo e levedura importados. Nossos consumidores sabem que aqui encontrarão um produto de qualidade, sempre”, diz o gaúcho Turatti. Para os que desejam privacidade, a “Lupus” possui 10 ilhas (mesas com equipamento especial), onde o cliente pode degustar seu chope à vontade (R$ 70,00 por 10 litros da bebida).

"Casa da cerveja"

Para que o Ceará se familiarizasse com os muitos sabores da cerveja, foi necessário que uma trinca de paulista se instalasse por estas bandas e fundasse a “Bier Häus”, recentíssimo point que tem na “louríssima” seu atrativo maior. O cardápio lista mais de oitenta rótulos, de procedências diversas (nacionais e importadas, de grandes fabricantes ou de produtores artesanais). Os preços oscilam entre R$ 2,80 e R$ 75,00.

.

Os mais afeitos à bebida têm agora um reduto obrigatório, com cara de “pub”, decorado com mais de 450 escudos de cervejarias do mundo inteiro. Anexo ao balcão, um painel reúne frases que enaltecem a “loura” – Baudelaire, Frank Zappa, Shakespeare, Platão e Homer Simpson(!) estão entre os “filósofos da bebida”.

Na “Bier Häus”, é possível saborear marcas brasileiras apreciadas por especialistas (“Devassa”, “Eisenbahn”, “Baden Baden”, “Therezópolis” e “Backer”) e se deliciar com as cobiçadas “cervas” estrangeiras. Cada produto é servido no seu copo específico, estampado com o brasão do fabricante. Para beliscar, o menu lista 30 opções petiscos fartos.

“Queremos estimular o consumo de cervejas nobres. Enfrentamos dificuldades logísticas para manter os estoques, já que muitos produtos não têm distribuição local, mas a satisfação dos clientes compensa. Eles entendem a proposta da casa”, destaca Cristiano Oliveira, um dos proprietários.

Serviço:
"Bier Häus": Avenida Padre Antônio Tomás, 2330, Aldeota. Telefone: 3224.6796
"Lupus Bier": Rua dos Tabajaras, 340, Praia de Iracema. Telefone: 3219-2829
dn
Postado por Igor Viana Marcadores:

0 comentários: