segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Site de vídeo YouTube tem rival no Ceará


Aproveitando a onda da veiculação de vídeos na internet, popularizada principalmente por sites como o norte-americano YouTube, o economista cearense Daniel Soares resolveu criar mais uma opção na web dedicada ao conteúdo nacional e em português. Com essa idéia na cabeça e seu conhecimento de amador na área de informática, o economista acabou criando o Xpock www.xpock.com.br, um concorrente cearense do YouTube que já conta com os acessos de 15 mil usuários por dia.

Ainda pouco conhecido em seu estado natal, o Xpock tem boa parte de sua ‘‘audiência’’ no Sudeste do país — somente 8% de seus usuários são do Ceará. Para Daniel Soares, o site, criado em outubro do ano passado, já está dando bons frutos. O economista já firmou uma parceria com uma agência de publicidade interessada em também veicular no site os vídeos de suas empresas clientes. ‘‘Outras duas agências também estão interessadas’’, comemora o criador do Xpock.

Outra proposta recebida por Daniel veio de uma empresa de software responsável pelo desenvolvimento de grandes portais de comércio eletrônico no Brasil. Oferecendo um sistema pronto para o Xpock — que até agora funciona com o sistema de gerenciamento de sites WordPress —, a empresa quer ser parceira do site cearense para também colher frutos do seu futuro promissor na web.

Sem os ´manjados´

Na página do Xpock, o usuário deixar comentários sobre os vídeos e avaliá-los. Os melhores recebem marcas de cinco estrelas. É exatamente na qualidade do conteúdo que Daniel Soares procura estabelecer o diferencial do site. Para ele, a internet está cheia de vídeos ‘‘sem graça e manjados’’. ‘‘Por isso, possuir bons vídeos tem sido o diferencial do Xpock, e estamos trabalhando para melhorar ainda mais’’, propaga.

Para incentivar os usuários a colaborar com o site enviando conteúdo criativo e original, o Xpock lançou recentemente uma promoção que premia os responsáveis pelos melhores vídeos com aparelhos de MP4 e de MP3. A premiação também foi resultado de parceria realizada entre o site e uma empresa patrocinadora que já notou o potencial do Xpock.

Dividindo parte de seu tempo diário com a nova atividade, Daniel edita o site de segunda a sexta-feira. Em cada edição são publicados de quatro a seis vídeos novos. Para ele, o mais trabalhoso é escolher os vídeos que serão divulgados. ‘‘Chova ou faça sol, assisto todos os dias a mais de 100 vídeos, enviados, em sua maioria, por colaboradores’’, diz.

Segundo o criador do site, como boa parcela dos usuários assiste aos vídeos no trabalho, um dos cuidados que são levados em conta na hora da seleção do material é o de não publicar nenhum conteúdo ofensivo ou impróprio. Vídeos com nudez, mesmo que parcial, acidentes fatais ou coisas do tipo não têm vez no Spock.

Para quem também tem o sonho de ingressar no mercado virtual criando seu próprio site, Daniel diz que esse é um negócio promissor, mas que requer muita paciência e persistência. Ele sugere aos interessados que participem do Blogcamp, evento que acontece em Fortaleza no próximo mês de novembro e que abordará tudo sobre blogs (páginas pessoais na internet criadas pelos próprios internautas), apresentando desde dicas de como montar um site pessoal até outros temas técnicos mais aprofundados.
dn

Nenhum comentário:

segunda-feira, 15 de outubro de 2007 às 7:01:00 AM |  

Aproveitando a onda da veiculação de vídeos na internet, popularizada principalmente por sites como o norte-americano YouTube, o economista cearense Daniel Soares resolveu criar mais uma opção na web dedicada ao conteúdo nacional e em português. Com essa idéia na cabeça e seu conhecimento de amador na área de informática, o economista acabou criando o Xpock www.xpock.com.br, um concorrente cearense do YouTube que já conta com os acessos de 15 mil usuários por dia.

Ainda pouco conhecido em seu estado natal, o Xpock tem boa parte de sua ‘‘audiência’’ no Sudeste do país — somente 8% de seus usuários são do Ceará. Para Daniel Soares, o site, criado em outubro do ano passado, já está dando bons frutos. O economista já firmou uma parceria com uma agência de publicidade interessada em também veicular no site os vídeos de suas empresas clientes. ‘‘Outras duas agências também estão interessadas’’, comemora o criador do Xpock.

Outra proposta recebida por Daniel veio de uma empresa de software responsável pelo desenvolvimento de grandes portais de comércio eletrônico no Brasil. Oferecendo um sistema pronto para o Xpock — que até agora funciona com o sistema de gerenciamento de sites WordPress —, a empresa quer ser parceira do site cearense para também colher frutos do seu futuro promissor na web.

Sem os ´manjados´

Na página do Xpock, o usuário deixar comentários sobre os vídeos e avaliá-los. Os melhores recebem marcas de cinco estrelas. É exatamente na qualidade do conteúdo que Daniel Soares procura estabelecer o diferencial do site. Para ele, a internet está cheia de vídeos ‘‘sem graça e manjados’’. ‘‘Por isso, possuir bons vídeos tem sido o diferencial do Xpock, e estamos trabalhando para melhorar ainda mais’’, propaga.

Para incentivar os usuários a colaborar com o site enviando conteúdo criativo e original, o Xpock lançou recentemente uma promoção que premia os responsáveis pelos melhores vídeos com aparelhos de MP4 e de MP3. A premiação também foi resultado de parceria realizada entre o site e uma empresa patrocinadora que já notou o potencial do Xpock.

Dividindo parte de seu tempo diário com a nova atividade, Daniel edita o site de segunda a sexta-feira. Em cada edição são publicados de quatro a seis vídeos novos. Para ele, o mais trabalhoso é escolher os vídeos que serão divulgados. ‘‘Chova ou faça sol, assisto todos os dias a mais de 100 vídeos, enviados, em sua maioria, por colaboradores’’, diz.

Segundo o criador do site, como boa parcela dos usuários assiste aos vídeos no trabalho, um dos cuidados que são levados em conta na hora da seleção do material é o de não publicar nenhum conteúdo ofensivo ou impróprio. Vídeos com nudez, mesmo que parcial, acidentes fatais ou coisas do tipo não têm vez no Spock.

Para quem também tem o sonho de ingressar no mercado virtual criando seu próprio site, Daniel diz que esse é um negócio promissor, mas que requer muita paciência e persistência. Ele sugere aos interessados que participem do Blogcamp, evento que acontece em Fortaleza no próximo mês de novembro e que abordará tudo sobre blogs (páginas pessoais na internet criadas pelos próprios internautas), apresentando desde dicas de como montar um site pessoal até outros temas técnicos mais aprofundados.
dn
Postado por Igor Viana Marcadores:

0 comentários: