domingo, 8 de abril de 2007

Mundo das marcas: Kodak - Fotografe Momentos

Quando George Eastman, um jovem bancário, resolveu acatar a sugestão de um colega para fotografar o passeio que faria em suas primeiras férias do trabalho, estava dando início à história da fotografia moderna.

Entusiasmado, adquiriu um equipamento completo de fotografia. O equipamento era volumoso, pesado, de difícil manuseio e custava US$ 125. A câmara fotográfica era do tamanho de um televisor e precisava ser montada em tripé. Havia necessidade, também, de uma tenda suficientemente espaçosa para garantir a colocação de chapas, que eram umedecidas em emulsões químicas antes e depois de a foto ser batida.

Acrescia-se ainda um tanque de vidro, suporte para as chapas, um jarro para água e produtos químicos. Fascinado com as primeiras experiências, George Eastman cancelou as férias e começou a ler tudo o que era publicado a respeito do assunto. Em revistas inglesas, descobriu que fotógrafos ingleses preparavam chapas fotográficas com emulsões gelatinosas, que as mantinham sensíveis mesmo depois de secas, eliminando a complicada preparação de pouco antes e logo após a exposição. Assim se reduzia significativamente o material básico que o fotógrafo devia carregar. Ainda que não tivesse conhecimento de processos químicos, George tentava elaborar emulsões, baseando-se em fórmulas publicadas.

História

Em 1880, após três anos de experiências, chegou à fórmula ideal, e foi a Londres, então centro da fotografia mundial, patentear a chapa seca, como se tornou conhecida, e uma máquina para fabricá-la.

No ano seguinte, George fundou a Eastman Dry Plate and Film Company, para produzir chapas, e instalou a empresa em Rochester, NY, cidade dos Estados Unidos, que hoje é conhecida mundialmente como centro industrial dedicado à fabricação de instrumentos fotográficos, ópticos e de precisão.

A comercialização da invenção obteve sucesso imediato. Eastman demitiu-se do banco e passou a elaborar um plano de diversificação que visava simplificar o processo fotográfico. Em pouco tempo, chegou ao filme flexível, acondicionado em rolo, mas suas vendas ainda eram insatisfatórias. Em 1884 introduziu o papel para negativo. Percebeu, então, que também a câmara deveria sofrer modificações.

A primeira câmara Kodak surgiu em 1888. Era portátil, fácil de manejar e custava 25 dólares. Após bater as cem poses, quantidade que o filme permitia, o consumidor remetia a máquina para Rochester, onde o filme era retirado, revelado e reposto, num serviço que custava 10 dólares. Tudo por reembolso postal. O lançamento dessa máquina exigia uma divulgação em larga escala e, numa das primeiras campanhas publicitárias da história, foi criado o slogan “You push the button, we do the rest” (Você aperta o botão e nós fazemos o resto).

A palavra Kodak, criada por George Eastman e registrada como marca de fábrica em 1888, teve sua origem a partir de um grande número de combinações de letras, que formassem palavras começando e terminando com ¨K¨, letra pela qual Eastman tinha uma certa predileção. A intenção era obter uma palavra que representasse todas as necessidades de uma marca de fábrica: ser curta, impossível de ser mal pronunciada em qualquer idioma e ter uma personalidade forte e inconfundível.

Com o advento do filme em rolo, também foi possível o cinema se desenvolver, quando som e movimento foram conjugados com a imagem. Os primeiros filmes produzidos para o cinema foram criados por Eastman em 1889, mesmo ano em que a empresa passou a se chamar Eastman Company. Em 1892 a empresa se transformou na Eastman Kodak Company. Em 1896 mais de 100.000 máquinas Kodak foram produzidas.

No início do século XX, a Kodak já produzia em larga escala, a baixo custo e com alcance internacional. O passo seguinte foi dado em 1900 com o lançamento da primeira “câmera de bolso”, a Brownie, uma novidade que custava um dólar e podia ser manejada até por uma criança. Sua campanha de lançamento incluía uma extensa programação que atingia escolas e criava fãs-clubes mirins.

A Kodak Developing Machine foi lançada em 1902, eliminando a utilização do quarto escuro para revelação de filmes. Depois do primeiro escritório em Londres, começava a instalar unidades em outros países da Europa e no Japão, numa política de expansão que se tornou marcante na empresa. Em 1928 foi lançado o filme colorido para máquina de 16mm chamado KODACOLOR. O KODACHROME foi lançado em 1935, tornando-se o primeiro filme colorido para amadores a fazer sucesso. Em 1942 a empresa lança o filme KODACOLOR para impressão, tornando-se o primeiro negativo colorido do mundo.

Durante as duas guerras mundiais, as pesquisas e os novos lançamentos foram deixados de lado e os esforços dirigidos para a adaptação de filmes, papéis e equipamentos fotográficos para uso militar, como as câmaras para fotografias aéreas e os filmes para raios-X, que permitiam fotografar e estruturas de aviões, e o VS-Mail, um programa de microfilmagem para facilitar o envio de correspondências entre os continentes. No ano de 1961 foi lançado o projetor Kodak CAROUSEl com capacidade para 80 slides. Dois anos depois a empresa lançou a linha de câmeras Kodak INSTAMATIC, que vendeu mais de 50 milhões de câmeras até 1970.

Nas décadas de 80 e 90 a empresa lançou inúmeros produtos com alta tecnologia voltados para o mercado fotográfico profissional e amador. A constante busca pela diversificação levou a empresa a estar presente, hoje, nos mais variados segmentos de atuação, ampliando em muito os horizontes imaginados inicialmente por George Eastman.

* A Kodak tem 70% de seu faturamento total derivado dos produtos e serviços de fotografia, 11% provém de equipamentos fotográficos profissionais e 18% de equipamentos medicinais, sendo que 47% desse volume tem origem no mercado americano.

Evolução Logotipo


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Quando George Eastman, um jovem bancário, resolveu acatar a sugestão de um colega para fotografar o passeio que faria em suas primeiras férias do trabalho, estava dando início à história da fotografia moderna.

Entusiasmado, adquiriu um equipamento completo de fotografia. O equipamento era volumoso, pesado, de difícil manuseio e custava US$ 125. A câmara fotográfica era do tamanho de um televisor e precisava ser montada em tripé. Havia necessidade, também, de uma tenda suficientemente espaçosa para garantir a colocação de chapas, que eram umedecidas em emulsões químicas antes e depois de a foto ser batida.

Acrescia-se ainda um tanque de vidro, suporte para as chapas, um jarro para água e produtos químicos. Fascinado com as primeiras experiências, George Eastman cancelou as férias e começou a ler tudo o que era publicado a respeito do assunto. Em revistas inglesas, descobriu que fotógrafos ingleses preparavam chapas fotográficas com emulsões gelatinosas, que as mantinham sensíveis mesmo depois de secas, eliminando a complicada preparação de pouco antes e logo após a exposição. Assim se reduzia significativamente o material básico que o fotógrafo devia carregar. Ainda que não tivesse conhecimento de processos químicos, George tentava elaborar emulsões, baseando-se em fórmulas publicadas.

História

Em 1880, após três anos de experiências, chegou à fórmula ideal, e foi a Londres, então centro da fotografia mundial, patentear a chapa seca, como se tornou conhecida, e uma máquina para fabricá-la.

No ano seguinte, George fundou a Eastman Dry Plate and Film Company, para produzir chapas, e instalou a empresa em Rochester, NY, cidade dos Estados Unidos, que hoje é conhecida mundialmente como centro industrial dedicado à fabricação de instrumentos fotográficos, ópticos e de precisão.

A comercialização da invenção obteve sucesso imediato. Eastman demitiu-se do banco e passou a elaborar um plano de diversificação que visava simplificar o processo fotográfico. Em pouco tempo, chegou ao filme flexível, acondicionado em rolo, mas suas vendas ainda eram insatisfatórias. Em 1884 introduziu o papel para negativo. Percebeu, então, que também a câmara deveria sofrer modificações.

A primeira câmara Kodak surgiu em 1888. Era portátil, fácil de manejar e custava 25 dólares. Após bater as cem poses, quantidade que o filme permitia, o consumidor remetia a máquina para Rochester, onde o filme era retirado, revelado e reposto, num serviço que custava 10 dólares. Tudo por reembolso postal. O lançamento dessa máquina exigia uma divulgação em larga escala e, numa das primeiras campanhas publicitárias da história, foi criado o slogan “You push the button, we do the rest” (Você aperta o botão e nós fazemos o resto).

A palavra Kodak, criada por George Eastman e registrada como marca de fábrica em 1888, teve sua origem a partir de um grande número de combinações de letras, que formassem palavras começando e terminando com ¨K¨, letra pela qual Eastman tinha uma certa predileção. A intenção era obter uma palavra que representasse todas as necessidades de uma marca de fábrica: ser curta, impossível de ser mal pronunciada em qualquer idioma e ter uma personalidade forte e inconfundível.

Com o advento do filme em rolo, também foi possível o cinema se desenvolver, quando som e movimento foram conjugados com a imagem. Os primeiros filmes produzidos para o cinema foram criados por Eastman em 1889, mesmo ano em que a empresa passou a se chamar Eastman Company. Em 1892 a empresa se transformou na Eastman Kodak Company. Em 1896 mais de 100.000 máquinas Kodak foram produzidas.

No início do século XX, a Kodak já produzia em larga escala, a baixo custo e com alcance internacional. O passo seguinte foi dado em 1900 com o lançamento da primeira “câmera de bolso”, a Brownie, uma novidade que custava um dólar e podia ser manejada até por uma criança. Sua campanha de lançamento incluía uma extensa programação que atingia escolas e criava fãs-clubes mirins.

A Kodak Developing Machine foi lançada em 1902, eliminando a utilização do quarto escuro para revelação de filmes. Depois do primeiro escritório em Londres, começava a instalar unidades em outros países da Europa e no Japão, numa política de expansão que se tornou marcante na empresa. Em 1928 foi lançado o filme colorido para máquina de 16mm chamado KODACOLOR. O KODACHROME foi lançado em 1935, tornando-se o primeiro filme colorido para amadores a fazer sucesso. Em 1942 a empresa lança o filme KODACOLOR para impressão, tornando-se o primeiro negativo colorido do mundo.

Durante as duas guerras mundiais, as pesquisas e os novos lançamentos foram deixados de lado e os esforços dirigidos para a adaptação de filmes, papéis e equipamentos fotográficos para uso militar, como as câmaras para fotografias aéreas e os filmes para raios-X, que permitiam fotografar e estruturas de aviões, e o VS-Mail, um programa de microfilmagem para facilitar o envio de correspondências entre os continentes. No ano de 1961 foi lançado o projetor Kodak CAROUSEl com capacidade para 80 slides. Dois anos depois a empresa lançou a linha de câmeras Kodak INSTAMATIC, que vendeu mais de 50 milhões de câmeras até 1970.

Nas décadas de 80 e 90 a empresa lançou inúmeros produtos com alta tecnologia voltados para o mercado fotográfico profissional e amador. A constante busca pela diversificação levou a empresa a estar presente, hoje, nos mais variados segmentos de atuação, ampliando em muito os horizontes imaginados inicialmente por George Eastman.

* A Kodak tem 70% de seu faturamento total derivado dos produtos e serviços de fotografia, 11% provém de equipamentos fotográficos profissionais e 18% de equipamentos medicinais, sendo que 47% desse volume tem origem no mercado americano.

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Postado por Igor Viana Marcadores: ,

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