quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Ford Fiesta: Confira o que mudou nas versões hatch e sedã do compacto

Roupa nova para o modelo baiano Clique nas imagens para ampliar
O design do Fiesta ficou agora mais parecido com o do modelo europeu, também reestilizado recentemente. As principais mudanças se concentram na dianteira, que agora conta com faróis com dupla parábola, que permite acendimento simultâneo do farol alto e do baixo. Além disso, o detalhe ficou maior e invade a tampa do capô. Além disso, a grade dianteira está mais larga e ganhou formato de colméia; incorporando o símbolo oval da Ford, que também cresceu de tamanho.
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O pára-choque está mais proeminente e a entrada de ar foi ampliada. O resultado é um carro que, embora permaneça com suas dimensões inalteradas, visto pela dianteira passa a impressão de mais robusto. A lateral permanece inalterada, mas a Ford desenvolveu rodas e calotas com desenho renovado. Na traseira, tanto para a configuração hatch quanto no sedã, a reestilização foi mais suave, ficando as alterações por conta da lanterna, que recebeu cobertura transparente, e do novo desenho do pára-choque.
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A cabine do Fiesta, um dos pontos críticos do carro até agora, ganhou alterações que a deixaram mais bonita. A principal delas está no painel de instrumentos, que agora conta com dois tons de cinza e teve seu marcador de combustível digital substituído por analógico. No painel central, a Ford promoveu alteração no desenho das saídas de ar e incorporou acabamento cinza acetinado, mas apenas para a versão topo da linha, a “Trend”.
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As alterações melhoram a aparência, mas a demasiada quantidade de plástico que marca o acabamento do Fiesta, e contribuem para a crítica negativa a ele, foi mantida. O modelo continua disponível nas opções “First” e “Trend”, tanto para o hatch quanto para o sedã; todavia, elas agora receberam o status de kit, sendo o primeiro oferecido por R$ 610 e o segundo por R$ 1.450. A novidade fica por conta do kit “Class”, que traz ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas.
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Com a versão de acabamento “First”, o kit “Class” tem preço sugerido de R$ 5.320. Na opção “Trend”, está disponível por R$ 5.620. Itens como faróis de neblina, airbags dianteiros e freios ABS continuam sendo oferecidos na lista de equipamentos opcionais.
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DESEMPENHO
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A parte mecânica do Fiesta não tem novidades, exceto pelo aumento da capacidade do tanque de combustível, que passa de 45 litros para 54 l. Assim, o carro continua com as versões de motorização 1.0 e 1.6, ambas com tecnologia bicombustível. O primeiro rende 71 cavalos e 9,12 kgfm de torque a 4.750 com gasolina; abastecido com 100% de álcool, gera 73 cv de potência a 9,28 kgfm, também a 4.750 rpm.
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O 1.6 Flex gera 105 cavalos com gasolina e 111 cv com álcool, ficando o torque em 14,8 kgfm a 4.200 rpm, independente do combustível utilizado. A Ford disponibilizou apenas o modelo equipado com motor mais forte para avaliação, realizada na rodovia Rio-Santos, entre Guarujá e São Sebastião, em São Paulo. Como já era esperado, o carro chega sem mudanças no desempenho; abastecido com o combustível vegetal, mantém boas respostas especialmente em velocidades mais altas.
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A 110 km/h, por exemplo, seu giro fica pouco acima de 3.000 rpm. Segundo a Ford, foram efetuadas também melhorias acústicas em componentes do carro, como assoalho e compartimento do motor, resultando em 5% de redução do nível de ruído. Porém, em acelerações mais fortes, o motor propaga ruído alto, embora a cabine tenha realmente ficado mais silenciosa. Os números de desempenho e consumo do modelo não foram divulgados pela Ford.
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MERCADOO
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Fiesta recebeu reajuste de preço em todas as suas versões de acabamento, mas de maneira desigual. Segunda Lucíola Almeida, gerente de Marketing da Ford, o objetivo foi deixar mais próximos os valores de versões sedã e hatch, e também aproximar os modelos com motor 1.0 e 1.6. Assim, o 1.0 hatch parte de R$ 29.990, R$ 670 mais caro. O Fiesta Sedan 1.0 passou por reajuste de apenas R$ 10, ficando seu preço final em R$ 34.090.
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Os modelos equipados com motor 1.6 tiveram reajuste de R$ 490 (hatch) e R$ 130 (sedã), ficando com preços em R$ 31.880 e R$ 36.020, respectivamente. O Fiesta tem ampla lista de opcionais, que inclui itens refinados como CD Player com MP3 e bancos parcialmente revestidos de couro. Completo, pode chegar a mais de R$ 50 mil.
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Modelo mais vendido da Ford, o hatch compacto tem como principais concorrentes o Fiat Palio, Chevrolet Corsa, Renault Clio, Peugeot 206 e Fox e Polo, ambos da Volkswagen. O sedã disputa mercado com Fiat Siena, Renault Clio Sedan, Volkswagen Polo Sedan e Chevrolet Corsa Sedan.
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Fiesta Hatch Flex 1.6
Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro
Cilindrada (cm³)
1.598
Potência (cv)
105 a 5.500 rpm (gasolina) 111 a 5.500 rpm (álcool)
Torque (kgfm)
14,8 a 4.200 rpm
Taxa de compressão
12,3:1
Câmbio
Manual de cinco marchas
Comprimento (m)
3,90
Largura (m)
1,76
Altura (m)
1,49
Entre-eixo (m)
2,48
Peso (kg)
1.090
Suspensão
Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na frente, e semi-independente, com corpo auto-estabilizante, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, atrás
Freios
Freio a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras
Tanque (l)
54
Preço
a partir de R$ 34.080

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O design do Fiesta ficou agora mais parecido com o do modelo europeu, também reestilizado recentemente. As principais mudanças se concentram na dianteira, que agora conta com faróis com dupla parábola, que permite acendimento simultâneo do farol alto e do baixo. Além disso, o detalhe ficou maior e invade a tampa do capô. Além disso, a grade dianteira está mais larga e ganhou formato de colméia; incorporando o símbolo oval da Ford, que também cresceu de tamanho.
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O pára-choque está mais proeminente e a entrada de ar foi ampliada. O resultado é um carro que, embora permaneça com suas dimensões inalteradas, visto pela dianteira passa a impressão de mais robusto. A lateral permanece inalterada, mas a Ford desenvolveu rodas e calotas com desenho renovado. Na traseira, tanto para a configuração hatch quanto no sedã, a reestilização foi mais suave, ficando as alterações por conta da lanterna, que recebeu cobertura transparente, e do novo desenho do pára-choque.
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A cabine do Fiesta, um dos pontos críticos do carro até agora, ganhou alterações que a deixaram mais bonita. A principal delas está no painel de instrumentos, que agora conta com dois tons de cinza e teve seu marcador de combustível digital substituído por analógico. No painel central, a Ford promoveu alteração no desenho das saídas de ar e incorporou acabamento cinza acetinado, mas apenas para a versão topo da linha, a “Trend”.
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As alterações melhoram a aparência, mas a demasiada quantidade de plástico que marca o acabamento do Fiesta, e contribuem para a crítica negativa a ele, foi mantida. O modelo continua disponível nas opções “First” e “Trend”, tanto para o hatch quanto para o sedã; todavia, elas agora receberam o status de kit, sendo o primeiro oferecido por R$ 610 e o segundo por R$ 1.450. A novidade fica por conta do kit “Class”, que traz ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas.
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Com a versão de acabamento “First”, o kit “Class” tem preço sugerido de R$ 5.320. Na opção “Trend”, está disponível por R$ 5.620. Itens como faróis de neblina, airbags dianteiros e freios ABS continuam sendo oferecidos na lista de equipamentos opcionais.
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DESEMPENHO
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A parte mecânica do Fiesta não tem novidades, exceto pelo aumento da capacidade do tanque de combustível, que passa de 45 litros para 54 l. Assim, o carro continua com as versões de motorização 1.0 e 1.6, ambas com tecnologia bicombustível. O primeiro rende 71 cavalos e 9,12 kgfm de torque a 4.750 com gasolina; abastecido com 100% de álcool, gera 73 cv de potência a 9,28 kgfm, também a 4.750 rpm.
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O 1.6 Flex gera 105 cavalos com gasolina e 111 cv com álcool, ficando o torque em 14,8 kgfm a 4.200 rpm, independente do combustível utilizado. A Ford disponibilizou apenas o modelo equipado com motor mais forte para avaliação, realizada na rodovia Rio-Santos, entre Guarujá e São Sebastião, em São Paulo. Como já era esperado, o carro chega sem mudanças no desempenho; abastecido com o combustível vegetal, mantém boas respostas especialmente em velocidades mais altas.
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A 110 km/h, por exemplo, seu giro fica pouco acima de 3.000 rpm. Segundo a Ford, foram efetuadas também melhorias acústicas em componentes do carro, como assoalho e compartimento do motor, resultando em 5% de redução do nível de ruído. Porém, em acelerações mais fortes, o motor propaga ruído alto, embora a cabine tenha realmente ficado mais silenciosa. Os números de desempenho e consumo do modelo não foram divulgados pela Ford.
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MERCADOO
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Fiesta recebeu reajuste de preço em todas as suas versões de acabamento, mas de maneira desigual. Segunda Lucíola Almeida, gerente de Marketing da Ford, o objetivo foi deixar mais próximos os valores de versões sedã e hatch, e também aproximar os modelos com motor 1.0 e 1.6. Assim, o 1.0 hatch parte de R$ 29.990, R$ 670 mais caro. O Fiesta Sedan 1.0 passou por reajuste de apenas R$ 10, ficando seu preço final em R$ 34.090.
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Os modelos equipados com motor 1.6 tiveram reajuste de R$ 490 (hatch) e R$ 130 (sedã), ficando com preços em R$ 31.880 e R$ 36.020, respectivamente. O Fiesta tem ampla lista de opcionais, que inclui itens refinados como CD Player com MP3 e bancos parcialmente revestidos de couro. Completo, pode chegar a mais de R$ 50 mil.
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Modelo mais vendido da Ford, o hatch compacto tem como principais concorrentes o Fiat Palio, Chevrolet Corsa, Renault Clio, Peugeot 206 e Fox e Polo, ambos da Volkswagen. O sedã disputa mercado com Fiat Siena, Renault Clio Sedan, Volkswagen Polo Sedan e Chevrolet Corsa Sedan.
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Fiesta Hatch Flex 1.6
Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro
Cilindrada (cm³)
1.598
Potência (cv)
105 a 5.500 rpm (gasolina) 111 a 5.500 rpm (álcool)
Torque (kgfm)
14,8 a 4.200 rpm
Taxa de compressão
12,3:1
Câmbio
Manual de cinco marchas
Comprimento (m)
3,90
Largura (m)
1,76
Altura (m)
1,49
Entre-eixo (m)
2,48
Peso (kg)
1.090
Suspensão
Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na frente, e semi-independente, com corpo auto-estabilizante, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, atrás
Freios
Freio a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras
Tanque (l)
54
Preço
a partir de R$ 34.080
Postado por Igor Viana

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