segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Mundo das marcas: Conga - Tá no Pé, É Fashion



Entre 1910 e 1958 a categoria de tênis não possuia um bom conceito no mercado, pois devido ao processo de fabricação e suprimentos utilizados na época, não era percebido como um produto com qualidade. A partir de 1959, o mercado conheceu um novo conceito em tênis, o “CONGA Esporte”, com ele iniciou-se o mercado de calçados casuais. Composto por lona e borracha, tratava-se de um artigo moldado, bem acabado, durável e diferente. Tinha como principal objetivo oferecer durabilidade, leveza e flexibilidade para o uso diário, para ir ao colégio, fazer ginástica ou até mesmo para ir ao trabalho. A famosa biqueira do CONGA, característica de identidade da marca, foi incorporada a linha infantil em 1965 e somente em 1972, após constatação de seu sucesso e simpatia do público em geral, foi incorporada a linha adulto. Em 1967, a evolução tecnológica favoreceu o emprego de métodos produtivos mais modernos e a conseqüente substituição do antigo processo de fabricação de CONGA por um método mais moderno, fato que elevou a produtividade, proporcionou maior durabilidade e melhor aparência ao calçado. Em 1970 a marca atingiu seu pico de vendas com aproximadamente 20.000.000 de pares comercializados no ano. Era um sucesso total. Com surgimento de novas tecnologias, em 1980, iniciou-se um processo de diferenciação dentro da indústria calçadista, fazendo com que os consumidores buscassem produtos mais adequados às suas necessidades, tais como tênis para a prática de esportes específicos, como corrida, escalada, longas caminhadas, entre outros. Em 2001, através de pesquisas internacionais constatou-se que o “básico”, entrava na moda e que o mercado brasileiro, além de não oferecer calçados de lona que proporcionassem um look casual, feminino e despojado às mulheres, não acompanhava as tendências da moda mundial. Em outubro de 2001, o CONGA retornou ao mercado com um design moderno e uma nova proposta: “ Conquistar o público feminino através de um apelo jovem e modal, em linha com as mais modernas tendências da moda“ ocupando seu espaço no mercado com estilo casual e despojado. E não demorou para a marca lançar novos produtos como a linha Conga Kids e a Conga Baby.
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Hoje o tênis CONGA é o queridinho dos estilistas e das grifes famosas e está presente nas passarelas mais badaladas do país. Já desfilou compondo os looks de Fause Haten (São Paulo Fashion Week), Emilene Galende (Amni Hot Spot), Mareu Nitische (Semana de Moda), Totem Beach e Sand Piper (Fashion Rio). Desde o look mais fashion ao mais casual, sempre tem um CONGA que é a sua cara.

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segunda-feira, 29 de janeiro de 2007 às 7:59:00 AM |  


Entre 1910 e 1958 a categoria de tênis não possuia um bom conceito no mercado, pois devido ao processo de fabricação e suprimentos utilizados na época, não era percebido como um produto com qualidade. A partir de 1959, o mercado conheceu um novo conceito em tênis, o “CONGA Esporte”, com ele iniciou-se o mercado de calçados casuais. Composto por lona e borracha, tratava-se de um artigo moldado, bem acabado, durável e diferente. Tinha como principal objetivo oferecer durabilidade, leveza e flexibilidade para o uso diário, para ir ao colégio, fazer ginástica ou até mesmo para ir ao trabalho. A famosa biqueira do CONGA, característica de identidade da marca, foi incorporada a linha infantil em 1965 e somente em 1972, após constatação de seu sucesso e simpatia do público em geral, foi incorporada a linha adulto. Em 1967, a evolução tecnológica favoreceu o emprego de métodos produtivos mais modernos e a conseqüente substituição do antigo processo de fabricação de CONGA por um método mais moderno, fato que elevou a produtividade, proporcionou maior durabilidade e melhor aparência ao calçado. Em 1970 a marca atingiu seu pico de vendas com aproximadamente 20.000.000 de pares comercializados no ano. Era um sucesso total. Com surgimento de novas tecnologias, em 1980, iniciou-se um processo de diferenciação dentro da indústria calçadista, fazendo com que os consumidores buscassem produtos mais adequados às suas necessidades, tais como tênis para a prática de esportes específicos, como corrida, escalada, longas caminhadas, entre outros. Em 2001, através de pesquisas internacionais constatou-se que o “básico”, entrava na moda e que o mercado brasileiro, além de não oferecer calçados de lona que proporcionassem um look casual, feminino e despojado às mulheres, não acompanhava as tendências da moda mundial. Em outubro de 2001, o CONGA retornou ao mercado com um design moderno e uma nova proposta: “ Conquistar o público feminino através de um apelo jovem e modal, em linha com as mais modernas tendências da moda“ ocupando seu espaço no mercado com estilo casual e despojado. E não demorou para a marca lançar novos produtos como a linha Conga Kids e a Conga Baby.
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Hoje o tênis CONGA é o queridinho dos estilistas e das grifes famosas e está presente nas passarelas mais badaladas do país. Já desfilou compondo os looks de Fause Haten (São Paulo Fashion Week), Emilene Galende (Amni Hot Spot), Mareu Nitische (Semana de Moda), Totem Beach e Sand Piper (Fashion Rio). Desde o look mais fashion ao mais casual, sempre tem um CONGA que é a sua cara.
Postado por Igor Viana

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