terça-feira, 19 de junho de 2007

Mundo das marcas: Matchbox - It's Real Cars?




Lesley Smith e Rodney Smith eram amigos desde o tempo em que serviam a Marinha Real Inglesa.

Tinham a ambição de um dia terem sua própria fábrica e um sonho de quando a II Guerra terminasse, trabalharem juntos neste propósito.

Após o término da guerra, eles fundaram no dia 19 de junho de 1947 a Lesney (três primeiras letras de Lesley mais as três últimas de Rodney) Products.

Na verdade eles nem sabiam ainda o que iriam produzir e isto explica a palavra “Products” na razão social.

Os dois conseguiram juntar 600 libras esterlinas e com este capital compraram o um velho pub que tinha sido destruído pela guerra e máquinas de injeção de zamak.

E com isso estabeleceram a idéia de injetar zamak para terceiros.

Aos dois se juntou John W. Odell, que tinha conhecimentos bem profundos de fabricação de moldes de injeção de zamak e que se tornou a grande figura da parte técnica da empresa no setor de fabricação de moldes e projetos mecânicos.

Não demorou muito para que começassem a ter idéias de possuir uma linha própria fabricando alguns brinquedos já que havia períodos na fábrica de poucas encomendas.

Assim em 1948 lançaram dois brinquedos, com movimentos de corda, um com nome de “Jumbo, the elephant” e outro um burrinho que chamaram de “Muffin, the mule”.

Estes brinquedos eram vendidos em pequenas lojas na cidade de Londres.

Os primeiros modelos, na verdade não foram exatamente carrinhos, mas tratores.

Assim foram lançados ainda neste ano os modelos: rolo compressor Aveling Barford, o trator e a bulldozer Caterpillar, o trator Massey Harris e uma máquina de misturar cimento.

Em 1952 ocorreu um fato fundamental para a capitalização da empresa.

Neste ano, houve o coroamento da Rainha Elizabeth II e a Lesney resolveu aproveitar um molde que tinha da Carruagem da Coroação e lançou a miniatura no mercado.

Venderam mais de um milhão dessas carruagens.

Os lojistas não gostavam muito de vender estes brinquedos porque como eram baratinhos, não representavam muito no faturamento da loja.

As crianças, no entanto, adoravam e pediam mais aos lojistas e estes a Lesney.


Em 1953 a empresa viu que realmente havia um mercado para seus brinquedos, mas também percebeu que não tinham estrutura de vendas ou de marketing, tendo que fazer acordos com empresas especializadas em vendas.

Uma delas chamava-se Moko, e por esta razão as primeiras miniaturas não se chamavam MATCHBOX, mas sim Moko.

A empresa se tornou distribuidor exclusivo dos produtos Lesney para todo o mundo.

Neste ano começou a fabricação da série 1-75 de carrinhos.

Em 1954, a Moko distribuía 18 miniaturas fabricadas pela Lesney, além de ter introduzido as miniaturas nos Estados Unidos.

A marca MATCHBOX foi registrada neste ano e 50% dela pertencia a Moko, que além de fornecer os serviços de venda também participava financeiramente do empreendimento.

Em 1958 resolveram entrar com seus produtos no mercado asiático (principalmente Japão) e com a não concordância da Moko, os dois compraram a outra parte do negócio.

Foi também neste ano que ocorreu o lançamento do primeiro catálogo.

Em 1959 foi produzido o segundo catálogo que incluía uma nova linha chamada “Models of Yesteryear”.

Em 1979 a empresa já empregava 6.500 pessoas, tinha 14 fábricas e produzia 5,5 milhões de miniaturas por semana.

Na primavera de 1982 a empresa encontrava sérios problemas financeiros e no dia 11 de junho de 1982 deixou de existir.

Bancos assumiram e mudaram a razão social para Matchbox Toys.

Em outubro de 1992 é vendida para a americana Tyco Toys e em maio de 1997 para a Mattel, seus atuais proprietários.

O nome

A palavra MATCHBOX quer dizer caixa de fósforos e veio da aparência similar da caixinha do seu produto com a de uma caixinha de fósforos inglesa.


mundodasmarcas

Nenhum comentário:




Lesley Smith e Rodney Smith eram amigos desde o tempo em que serviam a Marinha Real Inglesa.

Tinham a ambição de um dia terem sua própria fábrica e um sonho de quando a II Guerra terminasse, trabalharem juntos neste propósito.

Após o término da guerra, eles fundaram no dia 19 de junho de 1947 a Lesney (três primeiras letras de Lesley mais as três últimas de Rodney) Products.

Na verdade eles nem sabiam ainda o que iriam produzir e isto explica a palavra “Products” na razão social.

Os dois conseguiram juntar 600 libras esterlinas e com este capital compraram o um velho pub que tinha sido destruído pela guerra e máquinas de injeção de zamak.

E com isso estabeleceram a idéia de injetar zamak para terceiros.

Aos dois se juntou John W. Odell, que tinha conhecimentos bem profundos de fabricação de moldes de injeção de zamak e que se tornou a grande figura da parte técnica da empresa no setor de fabricação de moldes e projetos mecânicos.

Não demorou muito para que começassem a ter idéias de possuir uma linha própria fabricando alguns brinquedos já que havia períodos na fábrica de poucas encomendas.

Assim em 1948 lançaram dois brinquedos, com movimentos de corda, um com nome de “Jumbo, the elephant” e outro um burrinho que chamaram de “Muffin, the mule”.

Estes brinquedos eram vendidos em pequenas lojas na cidade de Londres.

Os primeiros modelos, na verdade não foram exatamente carrinhos, mas tratores.

Assim foram lançados ainda neste ano os modelos: rolo compressor Aveling Barford, o trator e a bulldozer Caterpillar, o trator Massey Harris e uma máquina de misturar cimento.

Em 1952 ocorreu um fato fundamental para a capitalização da empresa.

Neste ano, houve o coroamento da Rainha Elizabeth II e a Lesney resolveu aproveitar um molde que tinha da Carruagem da Coroação e lançou a miniatura no mercado.

Venderam mais de um milhão dessas carruagens.

Os lojistas não gostavam muito de vender estes brinquedos porque como eram baratinhos, não representavam muito no faturamento da loja.

As crianças, no entanto, adoravam e pediam mais aos lojistas e estes a Lesney.


Em 1953 a empresa viu que realmente havia um mercado para seus brinquedos, mas também percebeu que não tinham estrutura de vendas ou de marketing, tendo que fazer acordos com empresas especializadas em vendas.

Uma delas chamava-se Moko, e por esta razão as primeiras miniaturas não se chamavam MATCHBOX, mas sim Moko.

A empresa se tornou distribuidor exclusivo dos produtos Lesney para todo o mundo.

Neste ano começou a fabricação da série 1-75 de carrinhos.

Em 1954, a Moko distribuía 18 miniaturas fabricadas pela Lesney, além de ter introduzido as miniaturas nos Estados Unidos.

A marca MATCHBOX foi registrada neste ano e 50% dela pertencia a Moko, que além de fornecer os serviços de venda também participava financeiramente do empreendimento.

Em 1958 resolveram entrar com seus produtos no mercado asiático (principalmente Japão) e com a não concordância da Moko, os dois compraram a outra parte do negócio.

Foi também neste ano que ocorreu o lançamento do primeiro catálogo.

Em 1959 foi produzido o segundo catálogo que incluía uma nova linha chamada “Models of Yesteryear”.

Em 1979 a empresa já empregava 6.500 pessoas, tinha 14 fábricas e produzia 5,5 milhões de miniaturas por semana.

Na primavera de 1982 a empresa encontrava sérios problemas financeiros e no dia 11 de junho de 1982 deixou de existir.

Bancos assumiram e mudaram a razão social para Matchbox Toys.

Em outubro de 1992 é vendida para a americana Tyco Toys e em maio de 1997 para a Mattel, seus atuais proprietários.

O nome

A palavra MATCHBOX quer dizer caixa de fósforos e veio da aparência similar da caixinha do seu produto com a de uma caixinha de fósforos inglesa.


mundodasmarcas
Postado por Igor Viana Marcadores:

0 comentários: