sábado, 10 de novembro de 2007

Tuangr: a compra social


O inovador site do cearense Luthiano Vasconcelos permite que os usuários formem grupos para conseguir descontos nos produtos que procuram.

Tuangr http://br.tuangr.com/ intitula-se a primeira rede de relacionamentos que permite a criação de grupos de compra com preços especiais. Funciona mais ou menos assim: você cadastra um produto que deseja comprar e chama outros interessados (ou estes ingressam no seu grupo a partir do próprio site). Quanto maior o número de compradores mais fácil será a negociação de um desconto para todos.

Na entrevista a seguir, realizada por e-mail, Luthiano Vasconcelos, um dos idealizadores do site, fala mais sobre o projeto.

Quando começou o Tuangr?

O Tuangr começou a ser desenvolvido em dezembro de 2006, a primeira versão ficou disponível em abril desse ano. A idéia surgiu da experiência anterior de um dos sócios do Tuangr na criação de uma cooperativa para empresas de construção civil que foi muito positiva, pois permitia que os membros cooperados conseguissem comprar produtos como cimento ou elevadores em escala maior a preços menores e, conseqüentemente, ganhassem competitividade no mercado. Percebemos que essa abordagem poderia ser reproduzida em diversos segmentos, inclusive que já havia uma atitude natural das pessoas para se juntarem quando queriam comprar mais e pagar menos. Na China, é nítida a cultura das pessoas que desejam comprar os mesmos produtos se juntarem em grupos para ir às lojas e negociar diretamente com os vendedores. Com essa técnica, que os chineses chamam de Tuangou, é comum conseguir descontos significativos nas negociações. A motivação do Tuangr (o nome deriva de Tuangou, que significa ´compra em grupo´ em mandarim) é unir a comodidade do comércio eletrônico, que cada vez está mais popular e acessível no Brasil, aos novos padrões de colaboração na internet como blogs e redes sociais. Decidimos que iríamos ampliar o conceito das cooperativas para as pessoas físicas que poderiam se juntar através da Internet para formar grupos de compra e conseguir descontos exclusivos. Vimos que isso era uma idéia realmente inovadora, além de um grande desafio, o que torna o Tuangr mais estimulante!

Como funciona a rede social? O que a diferencia?

Quando comecei a analisar o comportamento dos grupos de compras no ´mundo real´ percebi que, em geral, eram formados por amigos ou pessoas conhecidas. Ou seja, é um fenômeno social, pois além da vantagem de conseguir preços melhores, é divertido comprar em grupo. A experiência de participar de um grupo que se uniu em torno de uma meta é muito gratificante. Atualmente, as redes sociais estão concentrando uma grande parte da audiência da Internet pois são uma poderosa ferramenta de comunicação. No Brasil, o Orkut (orkut.com) é unaminidade. Em outros países, o MySpace (myspace.com) e o Facebook (facebook.com) atraem milhões de usuários. Enxerguei aí um terreno fértil para a formação de grupos de compras pela Internet, pois acredito que o relacionamento social é um requisito indispensável. Grande parte do esforço de desenvolvimento do Tuangr foi direcionado para a criação de uma rede social com as funcionalidades existentes nas redes mais populares, como o Orkut. Dessa forma, o Tuangr permite administrar os relacionamentos entre amigos, criar comunidades e blogs. O maior diferencial do Tuangr é que a rede social foi projetada com um foco bem claro: a criação de grupos de compra. Atualmente, estamos trabalhando na integração com o Orkut para viabilizar a criação de grupos de compras dentro da rede social mais popular no Brasil. Em breve, disponibilizaremos a possibilidade de outras redes formarem grupos no Tuangr.

Existe parceria com determinadas empresas ou os produtos são todos negociados individualmente?

A princípio nós estamos negociando previamente com os fornecedores credenciados as ofertas que são divulgadas. Portanto, previamente os fornecedores nos informam quais as condições para viabilizar o preço promocional dos produtos, em seguida nós divulgamos dentro da rede social do Tuangr e administramos a formação dos grupos. Quando um grupo atinge a quantidade necessária de membros, nós intermediamos os pagamentos e o fornecedor se encarrega da logística para entregar os produtos para os participantes do grupo.

Nenhum comentário:

sábado, 10 de novembro de 2007 às 6:26:00 AM |  

O inovador site do cearense Luthiano Vasconcelos permite que os usuários formem grupos para conseguir descontos nos produtos que procuram.

Tuangr http://br.tuangr.com/ intitula-se a primeira rede de relacionamentos que permite a criação de grupos de compra com preços especiais. Funciona mais ou menos assim: você cadastra um produto que deseja comprar e chama outros interessados (ou estes ingressam no seu grupo a partir do próprio site). Quanto maior o número de compradores mais fácil será a negociação de um desconto para todos.

Na entrevista a seguir, realizada por e-mail, Luthiano Vasconcelos, um dos idealizadores do site, fala mais sobre o projeto.

Quando começou o Tuangr?

O Tuangr começou a ser desenvolvido em dezembro de 2006, a primeira versão ficou disponível em abril desse ano. A idéia surgiu da experiência anterior de um dos sócios do Tuangr na criação de uma cooperativa para empresas de construção civil que foi muito positiva, pois permitia que os membros cooperados conseguissem comprar produtos como cimento ou elevadores em escala maior a preços menores e, conseqüentemente, ganhassem competitividade no mercado. Percebemos que essa abordagem poderia ser reproduzida em diversos segmentos, inclusive que já havia uma atitude natural das pessoas para se juntarem quando queriam comprar mais e pagar menos. Na China, é nítida a cultura das pessoas que desejam comprar os mesmos produtos se juntarem em grupos para ir às lojas e negociar diretamente com os vendedores. Com essa técnica, que os chineses chamam de Tuangou, é comum conseguir descontos significativos nas negociações. A motivação do Tuangr (o nome deriva de Tuangou, que significa ´compra em grupo´ em mandarim) é unir a comodidade do comércio eletrônico, que cada vez está mais popular e acessível no Brasil, aos novos padrões de colaboração na internet como blogs e redes sociais. Decidimos que iríamos ampliar o conceito das cooperativas para as pessoas físicas que poderiam se juntar através da Internet para formar grupos de compra e conseguir descontos exclusivos. Vimos que isso era uma idéia realmente inovadora, além de um grande desafio, o que torna o Tuangr mais estimulante!

Como funciona a rede social? O que a diferencia?

Quando comecei a analisar o comportamento dos grupos de compras no ´mundo real´ percebi que, em geral, eram formados por amigos ou pessoas conhecidas. Ou seja, é um fenômeno social, pois além da vantagem de conseguir preços melhores, é divertido comprar em grupo. A experiência de participar de um grupo que se uniu em torno de uma meta é muito gratificante. Atualmente, as redes sociais estão concentrando uma grande parte da audiência da Internet pois são uma poderosa ferramenta de comunicação. No Brasil, o Orkut (orkut.com) é unaminidade. Em outros países, o MySpace (myspace.com) e o Facebook (facebook.com) atraem milhões de usuários. Enxerguei aí um terreno fértil para a formação de grupos de compras pela Internet, pois acredito que o relacionamento social é um requisito indispensável. Grande parte do esforço de desenvolvimento do Tuangr foi direcionado para a criação de uma rede social com as funcionalidades existentes nas redes mais populares, como o Orkut. Dessa forma, o Tuangr permite administrar os relacionamentos entre amigos, criar comunidades e blogs. O maior diferencial do Tuangr é que a rede social foi projetada com um foco bem claro: a criação de grupos de compra. Atualmente, estamos trabalhando na integração com o Orkut para viabilizar a criação de grupos de compras dentro da rede social mais popular no Brasil. Em breve, disponibilizaremos a possibilidade de outras redes formarem grupos no Tuangr.

Existe parceria com determinadas empresas ou os produtos são todos negociados individualmente?

A princípio nós estamos negociando previamente com os fornecedores credenciados as ofertas que são divulgadas. Portanto, previamente os fornecedores nos informam quais as condições para viabilizar o preço promocional dos produtos, em seguida nós divulgamos dentro da rede social do Tuangr e administramos a formação dos grupos. Quando um grupo atinge a quantidade necessária de membros, nós intermediamos os pagamentos e o fornecedor se encarrega da logística para entregar os produtos para os participantes do grupo.
Postado por Fred Guilhon Marcadores: ,

0 comentários: